Vender um carro seminovo ou usado na internet pode ser uma ótima ideia e dar um retorno melhor do que “terceirizar” a negociação. Para isso, porém, não basta ter um bom veículo a um preço condizente com o mercado: o anúncio de venda deve se destacar entre os milhares publicados no sites especializados.
LEIA MAIS: Dez dicas para não entrar numa roubada ao comprar um carro seminovo
Informações incluídas na descrição, tamanho do texto, imagens disponibilizadas… tudo importa! Por isso, é necessário dedicar um pouco de tempo e energia para pensar nesses itens. Para ajudar quem deseja vender, os principais segredos para um anúncio atrativo são explicados abaixo:
Faça uma boa descrição em até 500 caracteres
Não são só os anúncios sem descrição que são desconsiderados por quem procura um carro para comprar na internet: os poucos detalhados ou longos demais também deixam a desejar na conversão em vendas. O tamanho ideal, de acordo com a OLX, é entre 101 e 500 caracteres.
O texto deve apresentar as características do carro de forma clara e objetiva, como marca, modelo, quilometragem, ano de fabricação, ano da compra, cor, número de portas e tipo de combustível. Inclua também todos os itens que não vêm de fábrica e também os riscos e amassados do carros.
Apresente a quilometragem em detalhe
No descritivo, reserve um espaço para colocar a quilometragem atual do veículo, sem arredondá-la. Para dar mais credibilidade ao anúncio, basta incluir uma imagem do hodômetro com a quilometragem do veículo.
Se, mesmo anunciado, o carro continuar sendo utilizado, inclua essa informação no anúncio para que um provável comprador saiba que a quilometragem poderá aumentar.
Não esqueça das fotos
De acordo com a OLX, menos de 7% dos anúncios sem foto convertem em vendas e a inclusão de uma única imagem pode aumentar as chances de venda em até 110%.
Por isso, é importante anunciar o veículo não só com uma, mas com várias fotos. De 3 a 6 é a média ideal.
Invista em imagens de qualidade
Mesmo que anúncios com imagens atraiam mais a atenção de possíveis compradores, não é qualquer foto que vai fazer com que o seu carro seja o escolhido por alguém. Então, vale investir um pouco de tempo para fazer boas fotos.
Para tirar as fotos, o veículo deve ser colocado em frente a um fundo neutro, de preferência de cor diferente da do carro. Fique atento à luz para que a imagem não muito escura ou com a luz estourada.
Mostre o estado real do automóvel
As imagens escolhidas para ilustrar o anúncio devem mostrar o veículo como ele realmente está. Ou seja, não utilize fotos com edições exageradas ou de outros carros do mesmo modelo.
Mostre tanto a parte externa quanto a interna do carro, dando mais destaque às qualidades ou diferenciais do veículo, com rodas especiais ou pneus novos.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast