Na estrada
Modelo é confortável e potente
A Variant é um carro com duas faces. É silencioso e comportado quando o motorista tem uma condução moderada ou pode ser agressivo e ágil quando provocado através do pedal do acelerador. Isso graças ao motor 2.0 TSI, associado ao câmbio DSG (automatizado de dupla embreagem) de seis velocidades, com opção de troca sequencial. Ele atinge sua potência máxima (211 cv) a 5.300 rpm. O torque máximo, de 28,5 kgfm, situa-se entre 1.700 e 5.200 rpm, o que garante muita força de saída. A Variant leva 7,7 segundos para chegar aos 100 km/h. E seu consumo, segundo a Volkswagen, é de 10,5 km/l na cidade e 16,4 km/l na estrada. Além de ser bastante silenciosa, a perua apresenta um bom desempenho nas curvas graças a suspensão traseira multilink. Para usufruir toda a tecnologia que o carro oferece, o motorista precisa se adaptar com todos os comandos do volante que colocam os sistemas de segurança em ação.
Lançada na Europa no fim de 2010, a sétima geração do Passat é marcada pela tecnologia. E para quem está atrás de uma proposta familiar, mas sem largar a esportividade, a Volkswagen oferece a Variant 2.0 TSI. Com preços a partir de R$ 113.130, este carro, em outras palavras, se apresenta como uma "perua nada comportada".
O seu visual é destacado pela grade, formada por quatro barras transversais, e faróis que seguem seu formato. O grupo óptico está bem mais atual do que a versão anterior, com opção de faróis bi-xenon direcionais com luzes de LED. O espaço interno é bem confortável para os cinco ocupantes e o porta-malas tem capacidade para 513 litros, mais do que suficiente para toda a bagagem da família. O uso de materiais como couro, alumínio escovado, além de relógio no centro do painel, dá um toque de requinte ao interior do carro. O banco do motorista tem comando elétrico do encosto, e existe a opção de bancos dianteiros com ajustes elétricos de três memórias. Um enorme teto solar panorâmico ainda é oferecido como opcional.
Segurança
A segurança do modelo é impecável. Além de freios antiblocantes (ABS), controle de tração e estabilidade e seis airbags, que é normal em automóveis deste segmento, a perua ainda traz de série um detector de fadiga que emite um alerta sonoro quando o motorista demonstra cansaço (percebida pela mudança no modo de dirigir).
Outro sistema inteligente em termos de segurança é o controle automático de velocidade e distância Adaptative Cruise Control (ACC), que, além de manter constantemente a velocidade estipulada pelo motorista, por meio de sensores preserva a distância de segurança (em três níveis predeterminados) do veículo da frente. Outros sistemas funcionam junto com o ACC. O Front Assist detecta a aproximação rápida do veículo da frente e prepara o carro para parar, aumentando a pressão do freio e aproximando as pastilhas.
Já a Frenagem Urbana de Emergência, que atua numa velocidade de até 30 km/h, identifica a aproximação de um veículo parado à frente e desacelera o carro, reduzindo os danos do acidente. Apesar de a Volkswagen afirmar que não é a proposta do equipamento, na prática o sistema consegue evitar a colisão numa velocidade de até 15 km/h. Mas o sistema identifica apenas outros veículos, não servindo para evitar atropelamentos de pedestres.
Outros sistemas que ajudam a vida do motorista são sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera traseira para auxiliar nas manobras, freio de estacionamento eletrônico, abertura de porta e ignição que exigem apenas a presença das chaves, além de fechamento elétrico da tampa traseira com altura programável.
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