Brasília Com um visual completamente novo e 4,6 metros de comprimento (20 cm a mais que a geração anterior), o Novo Vectra chama a atenção principalmente pelo desenho de sua dianteira onde os faróis aparecem avançando pela frente, pelo capô e pelas laterais. São três conjuntos internos formando elementos distintos de luz e cobertos por uma proteção transparente. Outro ponto de destaque na frente do carro é a grade. A "gravata" dourada da Chevrolet aparece em seu centro e as entradas de ar estão integradas com os faróis de neblina. Amplas portas e janelas altas definem a linha lateral do carro e percebe-se claramente que o recorte das portas traseiras não invade a caixa de rodas. Na traseira, as lanternas acompanham o visual dos faróis e a barra cromada está instalada na tampa do porta-malas. Para combinar com o perfil do carro estão as rodas de 16 e 17 polegadas.
As diferenças visuais entre as versões Elegance e Elite se resumem ao acabamento. Externamente, o Elite possui uma discreta saia lateral e suas rodas aro 17 têm desenho exclusivo. Por dentro, muda o revestimento dos bancos: veludo navalhado no Elegance e couro no Elite. Detalhes imitando madeira aparecem no painel do Elite que ainda traz sistema de som com acionamento no volante e disqueteira para seis discos no próprio painel de instrumentos e teto solar.
O novo painel nas duas versões em nada lembra o do Vectra da segunda geração que tinha as linhas horizontais. Ele deu lugar a um "cockpit" bem mais moderno, com o console central em destaque e os instrumentos bem visíveis atrás do volante. O console, cuja superfície imita metal, chama a atenção por ser uma peça moderna e bem-acabada. Na parte central superior do painel está localizado o mostrador digital com funções para computador de bordo, verificação de funções, relógio digital, rádio CD Player e calendário.
O interior do sedã tanto na versão Elegance como Elite é bastante confortável, graças ao bom espaço interno para cinco ocupantes. A distância entreeixos, de 2,7 metros, é a mesma da Zafira, e cerca de 10 cm superior ao da segunda geração do Vectra.
A versão Elegance vem com ar-condicionado eletrônico, faróis de neblina, retrovisor interno eletrocrômico, alarme, bancos traseiros rebatíveis e rodas de liga leve aro 16, entre outros itens. Em forma do pacote Elegance I pode receber como opcionais CD player, volante multifuncional, air-bags, cruise control e ABS. A Elite conta com tudo da versão Elegance mais completa e ainda câmbio automático, espelhos retrovisores externos dobráveis eletricamente e acabamento diferenciado. Como opcionais, banco do motorista com ajuste elétrico, rodas e pneus aro 17 e teto solar.
Motorização
Os dois motores Flexpower foram desenvolvidos pela GM Powertrain. O propulsor 2.0 8V quando abastecido com gasolina desenvolve 121 cv a 5.200 giros e torque (força) de 18,3 kgfm a 2.600 rpm, já com álcool a potência é de 127,6 cv 5.200 rpm e o torque sobe para 19,6 kgfm a 2.400 giros. Com transmissão manual, esta versão abastecida com álcool atinge a velocidade máxima de 198 km/h e faz de zero a 100 km/h em 10 segundos. Com gasolina, a máxima é de 196 km/h. Já o motor 2.4 16 V, representa 146 cv a 5.200 rpm quando abastecido com gasolina e torque de 23,1 kgfm a 4.000 giros. Com álcool, são 150 cv a 5.200 rpm e torque de 23,7 kgfm. Sua velocidade máxima é de 206 km/h com álcool e 203 km/h com gasolina.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast