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Veículo de três rodas foi projetado em Turim, berço da indústria automobilística italiana | Divulgação
Veículo de três rodas foi projetado em Turim, berço da indústria automobilística italiana| Foto: Divulgação
  • Os dois ocupantes usam cinto e estão protegidos de impactos
  • A pequena dimensão e o baixo peso permitem que o motor a combustão, que atua em parceria com os dois propulsores elétricos, desenvolva uma velocidade máxima de 150 km/h

O K-Way Motus só poderia ter nascido em Turim, berço da in­­dústria automobilística italiana. Com a audaciosa missão de revolucionar o transporte urbano, por meio de uma nova óptica sobre a mobilidade individual, o protótipo de três rodas – duas na dianteira – está equipado com motorização híbrida (dois motores elétricos e um à combustão) e foi es­­pecialmente projetado para quem precisa fazer pequenos deslocamentos.

Com uma largura ligeiramente maior que a de uma motocicleta e um comprimento menor do que o compacto automóvel Smart, o K-Way Motus alia a segurança e o conforto de um carro, com prazer da pilotagem e a maneabilidade de uma moto. Suas principais características são: estilo diferenciado, já que conta com uma capota e um desenho inusitado; e tecnologias que transformam este protótipo em um veículo ecologicamente correto.

A pequena dimensão do K-Way Motus e o baixo peso – es­­trutura feita em fibra de carbono – permitem que o motor a com­­bustão de 850 cm³ de capacidade, que atua em parceria com os dois propulsores elétricos, desenvolva uma velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 150 km/h.

Em função de um ino­­vador sistema de controle integrado de inclinação, que proporciona uma pilotagem fácil e divertida, o K-Way Motus pode chegar a um ângulo má­­ximo de inclinação de 45º. As ro­­das dianteiras são acionadas diretamente por dois motores elétricos, instalados um em ca­­da roda. Já o motor à combustão está diretamente ligado à transmissão da roda traseira. Assim, com a utilização dos três propulsores, o veículo híbrido reduz o consumo de combustível e também as emissões de poluentes.

Projeção internacional

Outro ponto que foi exaustivamente trabalhado no projeto K-Way foi a questão da se­­gurança – passiva e ativa. No protótipo italiano os dois ocupantes ha­­bitam uma célula de segurança, usam cin­­to e estão protegidos de impactos frontal, lateral e capotamento. Assim, o veí­­­­culo cumpre to­­das as normas de segurança exigidas pela legislação européia.

Para ampliar a se­­gu­­rança dos ocupantes, o K-Way Motus conta ainda com tração integral nas três rodas e diferencial ativo, que confere ao modelo grande ca­­pacidade para mudar rapidamente de direção. A facilidade de condução se deve também ao uso de um volante, em vez do guidão.

Depois de participar do SAE World Congress, que aconteceu em Detroit (EUA), K-Way Motus disputará a primeira etapa do Progressive Automo­tive X Prize, competição organizada pela X Prize Foundation, prova reservada apenas a veículos seguros e capazes de rodar mais de 44 Km/l. O evento acontece dia 26 deste mês no histórico circuito Michigan International Speedway.

O projeto de mobilidade pessoal e urbana nasceu em 2006 no Laboratório de Me­­ca­trônica da Escola Politéc­nica de Turim. Hoje, conta com vá­­rios patrocinadores, entre eles, Team Virgin Ra­­cing, equi­­pe que participa do Mun­­dial de F1, e a Giu­­giaro Design, ícone italiano na idealização e criação de formas e conceitos, que vão desde uma garrafa pet até um automóvel.

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