Quem não está habituado ao mundo do off road dificilmente conhece as vantagens de se ter um carro com tração 4x4. Mas o mecanismo que faz as quatro rodas tracionarem - e não apenas duas como na maioria esmagadora dos carros de passeio - é indispensável para encarar pisos enlameados, arenosos, rochosos e subidas escorregadias.
Tudo bem, este tipo de cenário pode ser algo incomum no seu dia dia. Porém, quem já se aventurou a rodar no fora de estrada com um veículo com tração integral seguramente passou a incluir as trilhas como um dos passatempos prediletos de fim de semana.
LEIA MAIS: A família cresceu? Confira dez opções de carros, novos e usados, com sete lugares
Um veículo 4x4 costuma ter um preço bem salgado, já que a tecnologia está presente nas versões mais completas de picapes e SUVs. Mas não desanime, há opções mais em conta que podem caber no seu bolso.
Listamos cinco modelos com valores até R$ 110 mil e sugerimos preços mais atrativos nos seminovos (até 3 anos de uso), segundo a Tabela Fipe.
Suzuki Jimny 4ALL
Zero km: R$ 65.990
O modelo é o único da lista com a tração 4x4 disponível em todas as versões - os demais têm opções apenas 4x2. Não à toa, é chamado pela marca de “o verdadeiro 4x4”.
O Jimny vem ainda com marcha reduzida, que favorece superar obstáculos mais complicados.
Itens de série
Direção hidráulica; ar-condicionado; espelhos laterais elétricos; som com bluetooth e USB; faróis de neblina; e desembaçador traseiro.
Motor: 1.3 a gasolina, de 85 cv e 11,2 kgfm de torque, sempre combinado ao câmbio manual de cinco marchas.
Renault Duster 2.0 Dynamique
Zero km: R$ 86.620
O SUV com visual mais rústico do segmento vem equipado com câmbio manual de seis marchas. O visual aventureiro é realçado pelo rack de teto e os estribos laterais, além do cinza escuro nas rodas e os para-choques de duas cores contrastantes.
O estilo ‘quadradão’ do Duster entrega amplo espaço para pernas e cabeças.
Itens de série
Direção eletro-hidráulica; ar-condicionado; volante multifuncional com ajuste de altura; travas e vidros elétricos; sensor de estacionamento traseiro; central multimídia Media Nav com tela de 7” e navegação por GPS; computador de bordo e faróis de neblina.
Motor: 2.0 Flex, de 143/148 cv (gasolina/etanol) e 20,9 kgfm, associado ao câmbio manual de seis marchas.
Ford EcoSport 2.0 FreeStyle 4AWD
Zero km: R$ 91.000
Modelo pioneiro do segmento SUV no Brasil, o EcoSport mudará no segundo semestre. Por isso, é possível encontrar valores abaixo do preço exibido no site da Ford.
Ele é o primeiro da lista a vir com controles de tração e estabilidade, além do assistente de partida em rampa.
Itens de série
Direção elétrica; seis airbags (frontais, laterais e de cortina); controles de estabilidade e de tração; assistente de partida em rampa; sensor de ré; vidros e travas elétricas; ar-condicionado; rodas de liga leve 16”; bancos em couro; rádio SYNC com conexão bluetooth e entrada USB; e rack de teto.
Motor: 2.0 Flex, de 141/ 147 cv e 19,0/ 19,7 kgfm (g/e), acoplado ao câmbio de 6 marchas.
Suzuki Vitara 4YOU AllGrip
Zero km: R$ 99.990
Ao contrário do ‘básico’ Jimny, o Vitara oferece uma ampla lista de equipamentos para agradar também só quem curte o carro na cidade.
Entre os mimos estão câmbio automático de seis velocidades, ar-condicionado digital, central multimídia com wi-fi e piloto automático.
A nova geração do carro chegou ao Brasil neste ano. Ela possui versões mais em conta, porém somente na configuração 4x2.
Itens de série
Direção elétrica; ar-condicionado digital; volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade; banco do motorista com ajuste de altura; piloto automático; start-stop; sensor de ré; câmera de ré; vidros, retrovisores e travas elétricas; controles de estabilidade e de tração; assistente de partida em rampas; e central multimídia com tela de 10”.
Motor: 1.6 a gasolina, de 126 cv e 16,7 kgfm, administrado pela transmissão automática de seis marchas.
Fiat Toro 2.0 Freedom
Zero km: R$ 111.990
Para quem prefere encarar os pisos irregulares de picape, a Toro é a opção mais em conta. Também é a primeira da lista a vir com propulsor turbodiesel, que eleva a força na hora de tracionar as rodas.
O modelo é sucesso de vendas, dividindo a liderança do segmento com a irmã menor Strada. A cabine dupla e o bom espaço da caçamba favorece o uso misto, tanto na cidade quanto nas aplicações em fazendas e sítios.
Itens de série
Direção elétrica; volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade; controles de tração e de estabilidade; assistente de partida em rampas; ar-condicionado; capota marítima; rádio Connect com conexão bluetooth e USB; vidros, travas e retrovisores elétricos; banco do motorista com ajuste de altura; e piloto automático.
Motor: 2.0 Multijet turbodiesel, de 170 cv e 35,7 kgfm, com câmbio manual de seis marchas.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast