O Inmetro divulgou nesta terça-feira (21) a lista dos carros mais econômicos do Brasil. Neste ano, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) chegou a sua sétima edição com 587 modelos de 36 marcas avaliados. Em 2014, 36 montadoras participaram da análise com 495 veículos, o que representa um aumento de 18,4% em relação ao ano anterior.
A classificação segue o mesmo padrão de produtos como os eletrodomésticos, que vão de 'A' para os automóveis mais eficientes até 'E' aos mais 'beberrões'. A participação das montadoras é voluntária.
Categorias
Na categoria dos sub-compactos, o Renault Clio 1.0 Authentique foi eleito o mais eficiente, com rendimento de 14,3 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina, e de 9,5 km/l e 10,7 km/l, respectivamente, com etanol.
Entre os compactos, o Ford Ka 1.0 S foi o campeão, com 13,4 km/l e 16,4 km/l a gasolina nas ruas e nas rodovias; e 9,3 km/l e 11,3 km/l a etanol, respectivamente.
Na categoria dos médios, que engloba os sedãs de médio porte, o híbrido Toyota Prius, com um propulsor elétrico e outro a gasolina, teve as melhores avaliações, alcançando 15,7 km/l na cidade e 14,3 km/l nas estradas.
Já o Ka+ SE e SEL 1.0 foi o três volumes com motor flex que teve os resultados mais altos, com 13 km/l e 15,1 km/l, a gasolina, e 8,9 km/l e 10,4 km/l, com etanol.
Economia
De acordo com os cálculos do Inmetro, um subcompacto classificado com a etiqueta 'A', com média de 12,2 km/l a gasolina na cidade e 14,9 km/l nas rodovias pode apresentar uma economia de R$ 957 ao ano e acima dos R$ 4,8 mil em cinco anos, o que equivale a até 15% do valor do veículo.
Para consultar os demais resultados por marca e categoria acesse o site da PBEV.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião