Você costuma deixar objetos sobre o banco do carro quando estaciona na rua? Saiba que isso é um grande chamariz para os ladrões, que nem sempre estão de olho no veículo, mas naquilo que está no interior dele.
O automóvel pode até ser coberto pelo seguro, mas o que você carrega nele não, e aí o prejuízo vai pesar no bolso. A Carglass, reparadora de vidros automotivos, costuma realizar um levantamento que aponta os itens mais roubados.
E no mais recente, as bolsas de mulher aparecem no topo da lista dos objetos mais visados, seguida do estepe. Mais da metade das ocorrências (52%) acontece no período noturno, enquanto que os horário da manhã e da tarde dividem a preferência dos bandidos em 24% dos casos.
A empresa levou em conta apenas furtos e roubos em que o vidro foi quebrado para ter acesso ao interior do automóvel e algum item sendo levado, usando como base os reparos feitos a pedido de clientes.
Sistemas mais seguros evitam furtos
Curiosamente o estudo revela que 35% das pessoas cujos vidros dos carros foram danificados não tiveram nenhum objeto furtado. Segundo Milton Bissoli, executivo da Carglass, isso é reflexo da eficiência cada vez maior dos sistemas de segurança/alarmes dos automóveis, o que dificulta a ação dos marginais.
Seja precavido
Dicas para evitar que objetos e o próprio carro sejam roubados quando estão estacionados:
Não tem alarme automotivo? Faça de conta que tem um então!
“Cuidado: cão bravo”. Será essa plaquinha fixada em muitas casa são verdadeiras? O ladrão vai preferir não arriscar uma invasão residencial e levar uma mordida.
É possível fazer a mesma coisa com o carro. Aquela luz de alarme que pisca no para-brisa pode ser instalada pagando bem baratinho.
Evite deixar objetos de valor dentro do carro
É chover no molhado, mas muitos, na pressa, esquecem algo de valor dentro carro: computador, mochilas, casacos, bolsas e outros pertences.
Desça do carro sempre levando seus pertences junto com você. Ou então, coloque no porta-malas, certificando antes se não tem alguma pessoa suspeita por perto.
Não estacione em locais perigosos
Sempre procure se informar sobre quais são as regiões mais perigosas do seu município e evite estacionar nelas.
Também procura um local iluminado, caso estacione à noite. É muito mais fácil roubar um automóvel no escuro do que em um lugar com boa visibilidade.
Prefira parar debaixo de postes de iluminação ou na porta de condomínios e casas que tenham lâmpadas apontadas para fora.
Lembre de trancar as portas e janelas quando sair do carro
Outra dica óbvia que algumas pessoas se esquecem. Mesmo que você pretenda ficar fora por poucos minutos, deixe o seu carro travado.
Fonte: www.bidu.com.br
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast