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- O Consumo de óleo lubrificante e de água acima do normal, desde que não sejam danos no radiador ou mangueiras, é um indicativo de que o motor precisa de uma retífica.

- Fumaça saindo do escapamento é sinal de que alguma coisa está errada. Se ela for branca ou cinza-azulada e demora a sumir no ar está ocorrendo a queima excessiva de óleo.

- Coloração negra pode significar que a mistura ar-combustível está demasiado rica em combustível e o resultado é uma queima incompleta. Isso pode ocasionar um buraco no pistão e conseqüente dano ao motor.

- Observe se há ruídos na parte de cima do motor. No cabeçote, esses barulhos consistem em batidas de válvulas e até mesmo o som de um objeto estranho na parte interna, o que significa que algo quebrou e projetou-se para o topo dos pistões. Caso note ruídos nas regiões central e inferior do motor (bloco e virabrequim), o barulho é algo funcionando solto. Além disso, os pistões podem estar sem a devida lubrificação ou com excesso de folga. Ruídos que surgem na primeira partida do dia também revelam esgotamento do propulsor, principalmente se o som produzido lembrar uma rajada de metralhadora.

- Perda de potência e dificuldade em superar uma elevação são indícios de que o carro precisa de uma retífica. Porém, também pode ser reflexo do uso de gasolina adulterada. Neste caso, o motor costuma apagar ou engasgar e a aceleração fica lenta. O uso contínuo da "batizada" gera o desgaste nos anéis.

- 1 ano é o tempo médio de garantia do motor, livre de quilometragem, oferecido pela maioria das retíficas. A Só Motores, por exemplo, concede nove revisões, sendo as três primeiras com mão-de-obra gratuita. Nas demais, o cliente pagará apenas por 3h30 de serviço – sem custo pelas horas excedentes. É possível encontrar também linhas de crédito para financiar o recondicionamento do motor. Os juros variam de 1,99% a 5% ao mês.

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