
Acelerar a mais de 300 km/h não é privilégio apenas dos veículos de competição. Alguns carros de rua saem de fábrica com motor suficiente para superar essa barreira ou ir mais além, batendo a casa dos 400 km/h. São superesportivos cheios de estilo, potência e que valem verdadeiras fortunas. Confira a lista dos dez mais rápidos do mundo, considerando a velocidade máxima atingida e o fato de serem produzidos em série. Assim aqueles fabricados com a única finalidade de disputar corridas ficaram de fora do levantamento.
* * * * *
1º - SSC Ultimate Aero O vencedor é cheio de siglas SSC Ultimate Aero TT, que correspondem a Shelby SuperCars (SSC) e Twin Turbo (TT). Segundo a montadora, o modelo 2009 atinge 432 km/h de velocidade máxima, empurrado pelo motor V8 biturbo de 6,35 litros e 1.287 cavalos. A aceleração de 0 a 100 km/h é atingida em 2,7 segundos. Essa máquina custa US$ 620 mil (cerca de R$ 1,1 milhão).
2º - Bugatti Veyron O segundo colocado em velocidade, 408 km/h, é o carro mais caro do ranking em dólares: US$ 1,5 milhão (R$ 2,8 milhões). Produzido na França e pertencente a alemã Volkswagen, o bólido virá para o Brasil em 2010 pela bagatela de R$ 4 milhões. Acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos. O motor é um V16 de 8 litros, com quatro turbos e 1.014 cv.
3º - Koenigsegg CCX A sueca Koenigsegg produz o cupê CCX, vendido por US$ 695 mil (R$ 1,24 milhão). Ele faz os mesmos 3,2 segundos de 0 a 100 km/h do próximo carro da lista, no entanto, a diferença é que ele supera a barreira dos 400 km/h, com a velocidade de 402 km/h. Tem motor V8 de 4,7 litros e 806 cv. O bólido é construído em fibra de carbono reforçado com titânio, o que o deixa extremamente leve.
4º - Saleen S7 Twin Turbo O modelo norte-americano chega a 100 km/h em 3,2 segundos. A velocidade máxima do Saleen S7 é de 399 km/h, impulsionado por um motor V8 biturbo de 7,0 litros e 750 cv. Seu preço: US$ 555 mil (R$ 988 mil).
5º - Bristol Fighter T Projetado por um ex-engenheiro da equipe Brabham de Fórmula 1, ele acelera da inércia a 100 km/h em 3,5 segundos e custa US$ 700 mil (R$ 1,25 milhão). Esse inglês vai até 362 km/h com um motor V10 biturbo de 1.012 cv.
6º - Pagani Zonda F Chega aos 346 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos. Com 549 cv, o italiano custa US$ 740 mil (R$ 1,32 milhão) no mercado europeu. Por aqui, com o peso dos impostos, o valor salta para R$ 4 milhões é o modelo mais caro vendido no país. O motor V12 de 7,3 litros produz 659 cv.
7º - Lamborghini Murciélago LP64 O modelo da marca italiana não poderia faltar neste ranking. Ele possui dentro do capô um motor V12 capaz de fornecer 640 cv. O carro vai de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e atinge a velocidade de 345 km/h. O valor é de US$ 430 mil (R$ 752,5 mil).
8° - Spyker C8 Double 12 S O modelo holandês, que possui apenas 14 unidades, é equipado com um motor 4.2 V8 fornecido pela Audi, com 600 cv. Alcança 346 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. Custa US$ 325 mil (R$ 578 mil) .
9º - McLaren Mercedes SLR O esportivo se despede da lista este ano, já que a Mercedes-Benz anunciou o fim da parceria com a equipe britânica de Fórmula 1. A versão, que custa US$ 497,75 mil (R$ 872 mil), tem motor de 617 cv, vai de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e alcança 331 km/h.
10º - Silva GT3 A pechincha na lista é o Silva GT3. Por "apenas" US$ 75 mil (R$ 131,5 mil), o veículo norte-americano vem com um motor de 530 cavalos, que faz de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e desenvolve 329 km/h de velocidade máxima.
O minério brasileiro que atraiu investimentos dos chineses e de Elon Musk
Desmonte da Lava Jato no STF favorece anulação de denúncia contra Bolsonaro
Fugiu da aula? Ao contrário do que disse Moraes, Brasil não foi colônia até 1822
Sem tempo e sem popularidade, governo Lula foca em ações visando as eleições de 2026
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião