Conseguir um bom desconto na hora de comprar o carro zero-quilômetro não é uma tarefa fácil para o consumidor. Exige muito paciência e jogo de cintura para negociar. Porém, há clientes que desfrutam de vantagens no preço sem a necessidade de ficar pechinchando com o vendedor. São setores específicos beneficiados pela venda direta, modalidade na qual a concessionária conduz o negócio mas a compra é feita na fábrica. Pode resultar em descontos, na maioria das vezes, superiores aos oferecidos pela loja autorizada. Entre os que têm direito a esse tipo de aquisição estão frotistas, donos de empresa em geral (inclusive pequenos e micro-empresários), auto-escolas, produtores rurais, prestadores de serviço, taxistas, portadores de deficiência físicas, entre outros.

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De olho neste mercado, quase todas as concessionárias já têm um departamento específico nesta área. Na Volkswagen, por exemplo, 25% da produção é direcionada a frotistas, enquanto na Fiat essa modalidade representa de 30% a 35% do faturamento da marca.

Pela venda direta, a redução no preço final do veículo pode chegar a 20% em relação ao valor de tabela. "O desconto varia conforme o modelo do carro, opcionais e o tipo de segmento", explica Fabrizio Monich Marzall, gerente de Vendas Especiais da Copava. O porcentual é ainda maior para taxistas e portadores de deficiência física, que ganham isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Em alguns casos passa dos 30%.

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Quando o modelo está prestes a mudar de versão, as fábricas costumam aumentar o desconto. A Ford, por exemplo, está praticando 9% no Focus 1.6 – a nova geração do carro chega em setembro. "Antes não passava de 7%", frisa Ana Paula de Andrade, do setor de Vendas ao Governo e ao Frotista da Metropolitana, na capital. Segundo ela, a política se inverte quando se trata de um lançamento. "Neste caso, o percentual dificilmente é superior a 4%."

Acessórios

Na venda direta também existe a facilidade de configurar o carro de acordo com o interesse e a necessidade do consumidor. "Como o pedido é feito diretamente à fábrica, a inclusão de acessórios acaba saindo mais barata do que se fosse feita posteriormente, já na concessionária. Ou seja, é uma venda personalizada", diz Marzall, da Copava.

Há marcas que exigem a comprovação de uma frota mínima para usufruir das vantagens quando o cliente é frotista. Para pessoa jurídica de um modo geral, na maioria das vezes basta apenas apresentar o contrato social e a cópia do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). "Muitos micro e pequenos empresários desconhecem essa alternativa de compra e acabam adquirindo o veículo no varejo sem essas vantagens. Seja a padaria da esquina, a oficina mecânica ou o mercadinho do bairro, todos podem ter direito aos descontos", enfatiza Marzall. Existem ainda casos nos quais funcionários de empresas parceiras à determinadas marcas também figuram no grupo dos beneficiados.

Segundo informa o departamento de Vendas Direta da CCV, autorizada Chevrolet em Curitiba, o prazo de entrega do veículo está condicionado à demanda de fábrica, podendo variar de 10 a 120 dias. Se o carro que o consumidor quiser já estiver disponível no pátio, a entrega ocorre em poucos dias.

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