O momento pode não parecer favorável para adquirir um carro novo, mas empresários, taxistas, produtores rurais e algumas categorias profissionais sempre têm um bom desconto garantido na compra de automóveis. Fechando negócio diretamente com as montadoras, na chamada venda direta, é possível pagar entre 2,5% e 30% a menos no valor do veículo.
Os descontos, assim como outras condições, são estabelecidos pelas montadora e, em geral, variam de acordo com o modelo a ser adquirido e a categoria a ser atendida. Autoescolas, empresas com grandes frotas e locadoras de carros, em geral, recebem valores maiores no desconto.
Categorias
Em geral, estão incluídos entre os beneficiários da venda direta produtores rurais, taxistas e empresários (de micro a grande empreendedores, frotistas ou não), assim como diplomatas e governos. Na Citroën, jornalistas também têm acesso à venda direta, assim como autônomos na Peugeot (válido apenas para utilitários). A Ford concede o benefício a funcionários de empresas parceiras, enquanto a Renault beneficia seus próprios funcionários.
“Para a Chevrolet, quem tem quatro carros no mesmo CNPJ é considerado frotista e possui uma tabela de desconto melhor”, explica o gerente de Venda Direta da Metrosul, Fábio Nabhan. Para taxistas, a redução de fábrica é somada à isenção de ICMS e IPI garantidas por lei, melhorando ainda mais os preços.
15 dias
É o que demora, em média, para o carro ser faturado para montadora e entregue ao cliente. Caso o veículo não esteja em estoque, o prazo para entrega pode chegar a 60 dias.
Outros fatores importantes são a produção e o estoque. “Num mês em que haja um estoque maior de Gol, pode ser que esse modelo tenha um desconto maior”, exemplifica o coordenador de frota da concessionária Servopa, Marco Rossi. Segundo ele, em dezembro, o desconto para o modelo Gol 1.0 Trendline era de 19% para empresários, custando em torno de R$ 32 mil.
A negociação especial também é vantagem para as montadoras. Além de representar, até novembro, 28,73% do total de vendas de veículos novos em 2015, o mercado para vendas diretas é considerado ‘certo’. “Mesmo quando cai o mercado na pessoa física, a pessoa jurídica continua a comprar, porque os carros deterioram e as empresas não podem parar”, explica o gerente de vendas diretas da Espaço Motors (Toyota), Jefferson Saito.
Para as concessionárias, que atuam como intermediário entre a fábrica e o cliente, a vantagem é a comissão recebida em cada venda.
Pessoas com necessidades especiais têm isenção de impostos
Pessoas portadoras de deficiência física, visual, mental severa e profunda, ou autistas (ou seus representantes legais) também podem adquirir veículos por meio da venda direta. Por vezes, as montadoras concedem descontos a esse público, mas, em geral, a redução do valor do carro se dá devido à isenção de ICMS e IPI, garantidas pelo decreto estadual 6.080/2012 e pela lei federal 8.989/1995, respectivamente.
Para isso, porém, além de requerer o desconto e possuir a documentação necessária, é preciso escolher um modelo nacional dentro de determinada faixa de preço. “Se o carro passa de R$ 70 mil no showroom, não entra no sistema de isenção”, explica a gerente de vendas da concessionária Prixx, Cláudia Fioravanti. No caso de um Honda modelo FIT LX automático, que custa R$ 63.890 na concessionária, sairia por R$ 48.710,78 com as duas isenções.
Condições
Categorias beneficiadas, descontos e outras condições de negociação são estabelecidas pelas montadoras.
Marca | Categorias | Desconto |
Chevrolet | Empresas (com ou sem frota) | 5% a 27% |
Citroën | Empresas (com ou sem frota), produtores rurais, taxistas, jornalistas e diplomatas | 4% a 22% |
Fiat | Empresas (com ou sem frota) e *Taxistas | 2,5% a 20% *Isenção de IPI/ICMS + 4% a 21% |
Ford | Empresas (com ou sem frota), taxistas, produtores rurais e agropecuários *Funcionários de empresas parceiras | 5% a 24% *4% a 21% |
Honda | Empresas (sem frota mínima) Empresas (com frota de 30 carros) *Taxistas e diplomatas | 5% 6,5% *Em torno de 30% |
Hyundai | Empresas com frota mínima de 5 carros | 6% a 9% |
Peugeot | Empresas (com ou sem frota), taxistas, diplomatas, produtores rurais e autônomos (apenas carros utilitários) | 8% a 20% |
Renault | Empresas (com ou sem frotas), produtores rurais, taxistas e funcionários da Renault | 2% a 16% |
Toyota | Empresas (com ou sem frota), taxistas, embaixadas e produtores rurais | A partir de 7% |
Volkswagen | Empresas (com ou sem frota), taxistas e produtores rurais | 5% a 15% |
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast