Já estamos na metade do mês de janeiro, mas os números sobre o mercado automotivo em 2015 continuam rendendo. O balanço mais recente, divulgado pelo site Auto Informe, mostra quem ganhou e quem perdeu em vendas no ano passado, comparado a 2014.
A Jeep, que pertence ao grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles), por exemplo, foi um fenômeno de emplacamentos. Saiu das tímidas 3.311 unidades de 2014 para 41.795 no ano passado. Um salto impressionante de 1.162% que atende pelo nome de Renegade. Só o jipinho respondeu por 39.187 deste volume ou 93,8% do total de modelos negociados pela marca no Brasil - que inclui outros quatro veículos (Wrangler, Cherokee, Grand Cherokee e Compass).
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O desempenho posicionou a marca norte-americana na 10.ª colocação do ranking de vendas no país - saiu de 0,1% de participação de mercado para 1,69%, superando empresas como Citroën, Mitsubishi e Mercedes-Benz.
A Honda é outra que fechou o ano passado com bons números, apesar da tormenta financeira ter adiado os planos de inaugurar a sua segunda fábrica no país, em Itirapina (SP). O aumento foi de 11,2% em unidades emplacadas sobre 2014, somando 153.402 carros, um recorde desde que desembarcou em solo brasileiro em 1992. Foram 15.489 carros a mais, o equivalente a todo o volume negociado pela BMW no mesmo período.
A montadora japonesa conquistou ainda o melhor crescimento em participação no mercado interno, subindo de 4,14% para 6,19% (salto de 2,05%). Reflexo, principalmente, do lançamento do HR-V, em março. O SUV totalizou 51.155 unidades licenciadas, garantindo a liderança do segmento de utilitários e o 15.º posto entre os carros mais emplacados no país.
As premium Audi, do Grupo Volkswagen, e Mercedes-Benz são outras que não têm do que reclamar, registrando elevações nas vendas de 40,47% e 28,71%, respectivamente.
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Tombo
Na parte debaixo do ranking aparecem as fabricantes que dominam o mercado nacional. Fiat, Volkswagen e General Motors encolheram cerca de um terço em volume de vendas no ano passado.
É como se a VW, por exemplo, simplesmente não comercializasse nenhuma unidade de Gol, Saveiro e Fox/CrossFox. Somados, os modelos líderes de venda da marca faturaram 219 mil exemplares, enquanto a fabricante deixou de emplacar 217 mil carros, comparado a 2014. O Gol teve uma queda impressionante de 55% de um ano para o outro (82,7 mil em 2015 ante os 183,3 mil de 2015).
Juntas, Volks (-37,6% de redução), Fiat (-37,0%) e GM (-32,9%) representaram 78% da quantidade de veículos zero km a menos nas ruas brasileiras. Se em 2014 o trio abocanhava 55% da fatia de automóveis de passeio e comerciais leves consumida no Brasil, um ano depois o pedaço diminuiu para 47% (de 1,85 milhão para 1,18 milhão).
Na lista das 20 marcas que mais vendem, a Chery aparece na lanterna, com 44% de queda.
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Quem ganhou, quem perdeu
Marca | 2014 | 2015 | Diferença | Variação |
1º Jeep | 3.311 | 41.795 | 38.484 | 1.162,30% |
2º Audi | 12.487 | 17.541 | 5.054 | 40,47% |
3º Mercedes-Benz | 15.607 | 20.088 | 4.481 | 28,71% |
4º Honda | 137.913 | 153.402 | 15.489 | 11,23% |
5º BMW | 15.054 | 15.852 | 798 | 5,3% |
6º Land Rover | 9.391 | 8.813 | -578 | -6,15% |
7º Toyota | 195.450 | 175.830 | -19.620 | -10,03% |
8º Suzuki | 6.043 | 5.258 | -785 | -12,99% |
9º Hyundai | 237.157 | 204.683 | -32.474 | -13,69% |
10º Nissan | 72.364 | 61.240 | -11.124 | -15,37% |
11º Ford | 308.099 | 253.625 | -54.474 | -17,68 |
12º Renault | 237.223 | 181.577 | -55.646 | -23,45 |
13º Mitsubishi | 59.288 | 41.051 | -18.237 | -30,76% |
14º General Motors | 578.797 | 387.999 | -190.798 | -32,96% |
15º Kia Motors | 23.793 | 15.932 | -7.861 | -33,03 |
16º Peugeot | 40.523 | 26.684 | -13.839 | -34,15% |
17º Fiat | 698.255 | 439.213 | -259.042 | -37,09% |
18º Volkswagen | 576.681 | 359.535 | -217.146 | -37,65% |
19º Citroën | 53.811 | 31.518 | -22.293 | -41,42% |
20º Chery | 9.547 | 5.328 | -4.219 | -44,19% |
Fonte: Auto Informe |
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