A ressaca do comércio no mês de janeiro comum todos os anos depois das compras de Natal passou longe das concessionárias de veículos em 2012. O bom resultado registrado no acumulado brasileiro foi observado também nas empresas do Paraná.
De acordo com os dados estatísticos da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores Regional Paraná (Fenabrave-PR) e do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná (Sincodiv-PR), o número total de emplacamentos de todos os segmentos alcançou 29.324 unidades contra 25.802 veículos comercializados em janeiro de 2011, um crescimento de 13,35%.
De acordo com o presidente do Sincodiv-PR e diretor-geral da Fenabrave-PR, Helmuth Altheim, o crescimento se deve aos preços atrativos e aos lançamentos de novos modelos. "Com certeza, esses fatores motivaram o consumidor e contribuíram para um desempenho acima do esperado, mesmo estando o crédito mais seletivo", conta o dirigente.
Desempenho
O destaque do mês foi para os implementos rodoviários, que apresentaram aumento de 36,91% nos emplacamentos de janeiro de 2011 para janeiro de 2012. Os caminhões cresceram 25,28%, os comerciais leves venderam 23,76% mais, os automóveis aumentaram 13,35% e as motos apresentaram 5,28% de avanço.
Helmuth Altheim explica que fevereiro pode também superar as vendas do mesmo mês do ano passado. Entretanto, com menos dias úteis, devido ao carnaval, a somatória do mês pode ser inferior a janeiro desse ano.
Em relação à comparação de janeiro desse ano com dezembro de 2011, houve queda em todos os segmentos porque dezembro é tradicionalmente o mês mais aquecido do ano e janeiro é o mais fraco.
Nacional
Em todo o país, as vendas de veículos novos apresentaram crescimento de 8,85% comparando os primeiros dias úteis de 2012 com o mesmo período do ano passado. Foram emplacadas 424.746 unidades este ano contra 390.224 veículos em janeiro de 2011.
Com este resultado, o mês de janeiro de 2012 foi o melhor da história no setor automotivo brasileiro, seguido de janeiro de 2011 e janeiro de 2008. Esta mesma classificação vale no ranking segmentado, com exceção para o segmento de motocicletas, que fechou o mês de janeiro de 2012 em segundo lugar, atrás do mês de janeiro de 2008.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião