Concessionárias de veículos não estão enfrentando, este ano, a ressaca típica dos primeiros meses| Foto: Antonio More/ Gazeta do Povo

A ressaca do comércio no mês de janeiro – comum todos os anos depois das compras de Natal – passou longe das concessionárias de veículos em 2012. O bom resultado registrado no acumulado brasileiro foi observado também nas empresas do Paraná.

CARREGANDO :)

De acordo com os dados estatísticos da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná (Fenabrave-PR) e do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná (Sincodiv-PR), o número total de emplacamentos de todos os segmentos alcançou 29.324 unidades contra 25.802 veículos comercializados em janeiro de 2011, um crescimento de 13,35%.

De acordo com o presidente do Sincodiv-PR e diretor-geral da Fenabrave-PR, Helmuth Altheim, o crescimento se deve aos preços atrativos e aos lançamentos de novos modelos. "Com certeza, esses fatores motivaram o consumidor e contribuíram para um desempenho acima do esperado, mesmo estando o crédito mais seletivo", conta o dirigente.

Publicidade

Desempenho

O destaque do mês foi para os implementos rodoviários, que apresentaram aumento de 36,91% nos emplacamentos de janeiro de 2011 para janeiro de 2012. Os caminhões cresceram 25,28%, os comerciais leves venderam 23,76% mais, os automóveis aumentaram 13,35% e as motos apresentaram 5,28% de avanço.

Helmuth Altheim explica que fevereiro pode também superar as vendas do mesmo mês do ano passado. Entretanto, com menos dias úteis, devido ao carnaval, a somatória do mês pode ser inferior a janeiro desse ano.

Em relação à comparação de janeiro desse ano com dezembro de 2011, houve queda em todos os segmentos porque dezembro é tradicionalmente o mês mais aquecido do ano e janeiro é o mais fraco.

Nacional

Publicidade

Em todo o país, as vendas de veículos novos apresentaram crescimento de 8,85% comparando os primeiros dias úteis de 2012 com o mesmo período do ano passado. Foram emplacadas 424.746 unidades este ano contra 390.224 veículos em janeiro de 2011.

Com este resultado, o mês de janeiro de 2012 foi o melhor da história no setor automotivo brasileiro, seguido de janeiro de 2011 e janeiro de 2008. Esta mesma classificação vale no ranking segmentado, com exceção para o segmento de motocicletas, que fechou o mês de janeiro de 2012 em segundo lugar, atrás do mês de janeiro de 2008.