Agosto foi o melhor mês para o mercado automotivo em 21 meses, superando pela primeira vez no período a casa dos 200 mil carros vendidos (leia mais abaixo). É um alento para o setor, que vinha em queda desde 2013. E alguns modelos têm contribuído para esta recuperação.
O principal deles é o Chevrolet Onix, sucesso absoluto de vendas e responsável direto pela liderança da General Motors no mercado nacional. Em agosto, o hatch simplesmente negociou quase o dobro do segundo colocado. Foram 18.516 unidades contra 10.317 do Hyundai HB20.
LEIA MAIS: Rivais baixam os preços: 10 promoções motivadas pelo ‘efeito Kwid’
O desempenho é ainda mais impressionante quando comparado ao terceiro colocado. O Ford Ka contabilizou ‘apenas’ 7.631 carros. O Prisma vai na esteira do campeão de vendas. A versão sedã do Onix ocupou a quarta posição, com 7.413 exemplares.
Agosto também confirmou o reaparecimento do Jeep Renegade na briga entre os SUVs e crossovers, já verificado em julho. O utilitário ficou no topo do segmento (4.576), à frente de Honda HR-V (4.419) e Hyundai Creta (4.379), quebrando assim a sequência de meses na liderança do irmão maior Jeep Compass, que caiu para quarto (4.576).
Os números do Renegade também engrossaram pelo novo posicionamento de preços para alinha 2018 efetuado pela marca no mês passado, que deixou a versão a diesel cerca de R$ 10 mil mais em conta.
Assim como o Onix, o Corolla também vai abrindo larga vantagem sobre a concorrência. O sedã médio licenciou 6.679 unidades, contra apenas 1.993 do Honda Civic e 1948 do Cruze.
Entre as picapes, destaque para a Fiat Strada que volta ao lugar mais alto da categoria em vendas após sucessivas quedas. Cravou 5.108 exemplares, seguido de perto no duelo caseiro pela Fiat Toro, 4.794.
Entre as médias, a Toyota Hilux figura na dianteira com 2.922 carros emplacados, ante os 2.888 da Chevrolet S10 e os 1.963 da Ford Ranger.
Sobe e desce
Na gangorra mensal do ranking geral de emplacamentos, além do Renegade, que saiu da 19.º lugar em julho para a 12.º em agosto, quem também se destacou foi o Volkswagen Gol, que subiu de 7.º para 5.º, com 6.824 unidades. O Fox pulou de 11.º para 9.º (5.283) e a Strada do 15.º para 10.º.
Na contramão de desempenho, que mais perdeu posição foi o Jeep Compass, saindo do ‘Top 10’ no mês passado: caiu de 10.º para 15.º. Já o Renault Sandero passou de 4.º para 7.º (6.065).
Você deve estar se perguntado como foi o desempenho do Renault Kwid em seu primeiro mês de vendas oficiais. Bom, quem comprou o modelo em agosto só receberá o carro daqui 60 dias, pelo menos, o que significa que esses emplacamentos ainda não serão contabilizados.
Os 2.890 que aparecem no ranking referem-se às primeiras unidades entregues para o cliente que adquiriram o subcompacto nos lotes iniciais da pré-venda, em junho.
GM mantém a liderança
A General Motors continua dominando o mercado nacional e bem distante da concorrência. Impulsionada pelo Onix e Prisma, a empresa norte-americana obteve 18,3% da fatia de mercado, bem à frente dos 14% da Fiat, que, com a ajuda do Argo (17º no ranking geral), abriu vantagem sobre a Volkswagen, terceira na lista com 12,5%.
A disputa do quarto lugar, a Hyundai levou a melhor, com 9,6% de participação contra 8,8 da Ford e Toyota.
Marca | Agosto | Participação (%) |
1. GM | 38.292 | 18,3 |
2. Fiat | 29.303 | 14,0 |
3. Volkswagen | 26.242 | 12,5 |
4. Hyundai | 20.046 | 9,6 |
5. Ford | 18.549 | 8,8 |
6. Toyota | 18.450 | 8,8 |
7. Renault | 16.376 | 7,8 |
8. Honda | 11.895 | 5,7 |
9. Jeep | 8.800 | 4,2 |
10. Nissan | 6.946 | 3,3 |
11. Peugeot | 2.723 | 1,3 |
12. Mitsubishi | 2.490 | 1,2 |
13. Citroën | 1.889 | 0,9 |
14. Mercedes-Benz | 1.501 | 0,7 |
15. BMW | 1.042 | 0,5 |
Vendas crescem 17,8%
O setor automotivo registrou em agosto o melhor resultado em vendas em 21 meses, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Foram comercializados 209.866 unidades entre carros de passeio e comerciais leves, um aumento de 17,8% em relação ao mesmo período em 2016 - e de 17,3% de avanço de julho para agosto deste ano.
É o melhor resultado desde dezembro de 2015, quando registrou 220.652 exemplares. As vendas diárias, que indicam a dinâmica do mercado, também foram as melhores nos últimos 21 meses, com 9.125 veículos por dia, contra 10.030 em dezembro de 2015.
No acumulado do ano, o crescimento é de R$ 5,8 comparado a janeiro a agosto do ano passado, totalizando 1,4 milhão de veículos negociados. O porcentual ficou acima do projetado pelos fabricantes automotivos.
“A queda nas taxas de juros e as boas notícias na retração do desemprego fizeram com que a confiança do consumidor aumentasse. Isso fez com que as vendas em dias úteis , agosto (23) comparado a julho (21), fossem positivas em 4,8% na soma de todos os segmentos (incluindo caminhões e ônibus)", comentou Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave.
A venda de caminhões subiu 6,52% em agosto na comparação com julho. Porém, no acumulado do ano a queda foi de 10,7% em relação ao mesmo período de 2016. No caso de ônibus, em agosto houve alta de 25,8% ante julho, mas retração de 5,4% para o mesmo período no ano passado.
Já o segmento de motocicletas expandiu 8,5% sobre julho e queda de 18,8% no acumulado do ano comparado a 2016.
VEJA O RANKING DOS 30 MAIS VENDIDOS
Modelo | Agosto |
1. GM Onix | 18.516 |
2. Hyundai HB20 | 10.377 |
3. Ford Ka | 7.631 |
4. GM Prisma | 7.413 |
5. Volkswagen Gol | 6.824 |
6. Toyota Corolla | 6.679 |
7. Renault Sandero | 6.065 |
8. Fiat Mobi | 5.363 |
9. Volkswagen Fox | 5.283 |
10. Fiat Strada | 5.108 |
11. Fiat Toro | 4.794 |
12. Jeep Renegade | 4.756 |
13. Honda HR-V | 4.419 |
14. Hyundai Creta | 4.379 |
15. Jeep Compass | 4.195 |
16. Volkswagen Saveiro | 4.090 |
17. Fiat Argo | 4.074 |
18. Volkswagen Voyage | 4.063 |
19. Toyota Etios | 4.034 |
20. Fiat Uno | 3.539 |
21. Nissan Kicks | 3.469 |
22. Renault Logan | 3.269 |
23. Toyota Etios sedã | 3.187 |
24. Volkswagen up! | 3.123 |
25. Hyundai HB20S | 3.020 |
26. Toyota Hilux | 2.922 |
27. Renault Kwid | 2.890 |
28. GM S10 | 2.888 |
29. Ford Ka sedã | 2.852 |
30. Ford EcoSport | 2.727 |
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast