A Toyota apresentou ontem (15/3) o Corolla XRS, uma espécie de versão esportiva com acessórios que quebram um pouco o visual mais conservador do modelo. A estratégia da marca é conquistar também o público mais jovem e assim abrir distância na liderança entre os sedãs médios.
Não por acaso, a novidade estreia num momento em que os rivais Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta mostram um bom desempenho nas vendas, ocupando, respectivamente, o segundo e o terceiro posto da categoria. E ambos têm na esportividade do design um dos principais trunfos.
A novidade chega às lojas no fim do mês já como modelo 2013. Com o preço sugerido de R$ 79.500 em versão única, ficará posicionado logo acima do acabamento XEi, mantendo o Altis (R$ 87 mil) como topo da linha.
O XRS tem a mesma aparência do Corolla convencional, porém vem vestido com um kit esportivo, composto de spoiler na dianteira e na traseira, grade colmeia com friso único, saias laterais, máscara negra nos faróis e nas lanternas, aerofólio na tampa do porta-malas e interior mais despojado, com volante esportivo que incorpora os controles do sistema de som e do computador de bordo e as borboletas do câmbio sequencial, além dos bancos em couro na cor preta com costura vermelha. As rodas de 16 polegadas são em tom grafite e possuem desenho exclusivo.
As diferenças param por aí. Debaixo do capô o motor é o mesmo 2.0 Dual VVT-i Flex de 153 cavalos de potência das demais versões, acoplado ao câmbio automático de quatro velocidades.
O pacote de equipamentos é baseado na configuração XEi, por isso oferece de série direção elétrica, trio elétrico, airbags frontais e laterais, freios com ABS, ar-condicionado digital, acendimento automático dos faróis, conectividade USB para iPod, Pen Drive e MP3/MP4, Bluetooth, luzes repetidoras das setas nos espelhos retrovisores externos, bancos em couro e piloto automático. A expectativa da Toyota é de que o XRS representa pelo menos 10% do volume de vendas da linha Corolla. Por enquanto, a novidade estará disponível apenas nas cores prata e preto.
Novo CamrySimultaneamente, a Toyota traz para o Brasil a sétima geração do Camry, equipado com o motor 3.5 V6 de 268 cv, acoplado a um câmbio automático sequencial de seis marchas. O sedã médio-grande foi atualizado em setembro do ano passado é o modelo mais vendido da Toyota nos Estados Unidos. Por lá, o preço varia de US$ 22 mil a US$ 30 mil (R$ 37 mil a R$ 51 mil).
Mas por aqui, quem quiser levar um para casa terá de desembolsar R$ 161 mil, valor atualizado com o novo IPI para importados vindos fora da região do Uruguai, Argentina e México -- o anterior custava R$ 131 mil.
Confira a avaliação completa do Corolla XRS e do novo Camry na edição deste domingo.
O jornalista viajou a convite da Toyota
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Alcolumbre e Motta seguem cartilha dos antecessores. Assista ao Entrelinhas
Lula diz a Motta e Alcolumbre que não mandará propostas ao Congresso sem consultar líderes
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião