Linha 2013
Confira os preços sugeridos do Corolla
XLi manual R$ 64.500
XLi automático R$ 68.500
GLi manual R$ 68.000
GLi automático R$ 71.500
XEi automático R$ 78.000
XRS automático R$ 79.500
Altis automático R$ 87.800
Se você tem menos de 45 anos e pensa em comprar um Corolla, mas ainda o acha conservador demais para o seu estilo de vida, a Toyota acaba de resolver esse problema. Pelo menos essa é intenção da marca com o lançamento da versão XRS, que estará nas lojas até o fim mês ao preço sugerido de R$ 79.500. No melhor estilo "Velozes e Furiosos", o sedã foi vestido com um kit esportivo, eliminando o que restou do "estilo tiozão" na reestilização do ano passado.
A estratégia da marca é conquistar também o público mais jovem e assim abrir distância na liderança entre os sedãs médios. Não por acaso, a novidade estreia num momento em que os rivais Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta apresentam um bom desempenho nas vendas, ocupando, respectivamente, o segundo e o terceiro posto da categoria. E ambos têm na esportividade do design um dos principais trunfos.
A XRS chega como modelo 2013 e em versão única. Ficará posicionado logo acima do acabamento XEi (R$ 78 mil), mantendo o Altis (R$ 87,8 mil) como topo da linha. O pacote esportivo é composto de spoiler na dianteira e na traseira, grade colmeia com friso único, saias laterais, máscara negra nos faróis e nas lanternas, aerofólio na tampa do porta-malas com brake-light integrado.
O interior é mais despojado, com painel e revestimento na cor preta (o original é cinza), volante esportivo de base achatada (à moda Audi), que incorpora os controles do sistema de som e do computador de bordo e as borboletas do câmbio sequencial, além dos bancos em couro na cor preta com costura vermelha. As rodas de 16 polegadas são em tom grafite e possuem desenho exclusivo.
As diferenças para a versão convencional param por aí. Debaixo do capô o mesmo motor de outras versões: 2.0 Dual VVT-i Flex, de 153 cavalos de potência, acoplado ao câmbio automático de quatro velocidades. O pacote de equipamentos é baseado na configuração XEi, por isso oferece de série direção elétrica, trio elétrico, airbags frontais e laterais, freios com ABS, ar-condicionado digital, acendimento automático dos faróis, conectividade USB para iPod, Pen Drive e MP3, Bluetooth, repetidores das setas nos retrovisores externos, bancos em couro e piloto automático.
Desempenho
Como as novidades do XRS não incluem o conjunto mecânico, ele acelera e faz curvas como qualquer outro Corolla automático com motor 2.0, realizando de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos. A Toyota diz confiar na capacidade de seu equipamento tradicional, por isso não mexeu no propulsor, que tem um desempenho interessante entre os sedãs do mercado. Mostra disposição em boa parte do tempo, embora o câmbio de quatro marchas limite um pouco o potencial, apesar de ser bem ajustado.
Segundo a Toyota, o XRS vai ajudar a atrair clientes na faixa dos 35 aos 45 anos, cerca de dez anos mais jovens que o comprador habitual do sedã. Com isso, a marca espera vender 400 unidades ao mês da versão, chegando ao pico de 10% do total de vendas do Corolla. Por enquanto, a novidade estará disponível apenas nas cores prata e preto.
Copa Petrobras
Para promover a imagem de esportividade do XRS, a Toyota decidiu colocar a versão na Copa Petrobras de Marcas. Serão duas equipes e quatro carros correndo. A abertura da temporada será no dia 22 de abril, em São Paulo. Curitiba receberá duas etapas 22 de julho e 2 de dezembro e Londrina, uma 18 de novembro.
Jornalista viajou a convite da Toyota.
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