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A chegada do câmbio automático em meados do ano ajudou a impulsionar a procura pelo modelo. | Volkswagen / Divulgação
A chegada do câmbio automático em meados do ano ajudou a impulsionar a procura pelo modelo.| Foto: Volkswagen / Divulgação

Mesmo com 38 anos de mercado, o veterano Gol mostrou que ainda tem fôlego para encarar os modelos mais jovens. Ele fechou o mês de novembro na segunda posição em vendas, atrás apenas do Onix. É a primeira vez que o hatch da Volkswagen ocupa essa posição - ao longo de 2018 figurou várias vezes na quarta posição na lista mensal.

A chegada do câmbio automático em meados do ano ajudou a impulsionar a procura pelo modelo, mas são as vendas diretas que respondem diretamente pelo seu volume. A modalidade representou nada menos do que 71,5% dos emplacamentos do Gol no mês passado.

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A briga foi apertada com o Ford, terceiro colocado, e a diferença foi de apenas duas unidades - 8.836 contra 8.834. Já o Onix, mais uma vez, atropelou a concorrência ao registrar 22.277 exemplares. Por 47 unidades o compacto da Chevrolet não quebra o próprio recorde, que é de 22.324 contabilizados em outubro.

Quem saiu do pódio depois de muito tempo foi o Hyundai HB20, somando 8.395 licenciamentos no mês passado na quarta colocação do ranking da Fenabrave  - associação que reúne as concessionárias do país.

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O Hyundai Creta vem disputando a preferência dos consumidores de SUVs com o Honda HR-V.
Hyundai / Divulgação

No segmento de SUV’s, que hoje significa 1 em cada 4 carros negociados no Brasil, o destaque foi o Hyundai Creta. Ele apareceu como o mais vendido na categoria com 5.171 - nono no ranking geral. Superou, inclusive, o médio compacto Jeep Compass, até então imbatível entre os utilitários. 

Com a boa performance, o Creta encostou de vez no HR-V, líder no acumulado do ano, mas que em novembro foi apenas o 24.ª, com 3.305. De janeiro a novembro, o Honda soma 44.240, enquanto o Hyundai tem 44.057.

Outro que apareceu muito bem foi o Chevrolet Spin, com 4.179 registros. Ele deixou para trás nomes de peso como Nissan KicksFiat Toro. A reestilização visual ocorrida meses atrás já impactou na procura pelo carro. 

A minivan Spin passou por um facelift neste ano, que deixou o modelo mais interessante.
Chevrolet  / Divulgação

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Por falar em Toro, a picape teve uma queda impressionante, já que seguidamente passava das 5 mil unidades emplacadas - em novembro ficou em 3.922, na 18.ª posição geral.   

Confira os 20 carros mais vendidos no mês passado:

Modelo Novembro
1º Chevrolet Onix 22.277
2º Volkswagen Gol 8.836
3º Ford Ka 8.834
4º Hyundai HB20 8.395
5º Chevrolet Prisma  7.598
6º Renault Kwid 7.092
7º Fiat Argo 6.078
8º Volkswagen Polo 5.644
9º Hyundai Creta 5.171
10º Fiat Strada 5.158
11º Renault Sandero 5.110
12º Toyota Corolla 5.023
13º Jeep Compass 5.008
14º Fiat Mobi 4.258
15º  Chevrolet Spin 4.179
16º Nissan Kicks 4.040
17º Volkswagen Virtus 3.955
18º Fiat Toro 3.922
19º Jeep Renegade 3.845
20º Ford Ka Sedan 3.695
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