| Foto: Sossella

Em um cenário que lembrava os acampamentos montados na segunda guerra mundial, a terceira edição do Encontro Brasileiro de Viaturas Militares Antigas ocorreu no último fim de semana no Parque Barigüi, em Curitiba. O encontro que reuniu veículos de todas as épocas, provenientes de vários estados, não só atraiu milhares de visitantes como também demonstrou a alta qualidade do acervo exposto.

CARREGANDO :)

Atualmente são seis clubes oficiais de colecionadores deste segmento espalhados pelo país: Imperial Jeep Club (Petrópolis-RJ), Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro, Companhia Indestrutíveis (Florianópolis - SC), Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas (Curitiba-PR), Associação Paulista de Veículos Militares Antigos (São Paulo-SP) e Velhos Amigos de Guerra (Brasília-DF). Para os integrantes destes clubes, o acervo mostrado no Parque Barigüi pode ser comparado aos melhores eventos do gênero nos Estados Unidos e Europa.

Os visitantes puderam apreciar vários tipos de veículos pesados, picapes, ambulâncias, automóveis, reboques, motocicletas, tanques, além dos famosos jipes militares muitos dos quais utilizados na 2.ª Guerra Mundial. Entre eles, destacam-se o Ford GP 1941, pertecente a João Barone, baterista da banda Paralamas do Sucesso e também presidente do Clube dos Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro, e um Bantam BRC-40, únicos exemplares no país. Também chamaram a atenção um veículo militar de fabricação suíça, Pinzgauer, de três eixos, e um tanque Stuart, salvo de um ferro-velho e completamente restaurado por um colecionador paulista. As primeiras viaturas do Corpo de Bombeiros de Paraná recuperadas por membros da própria corporação foram outra atração, assim como o meia-lagarta M-2A1, White Scout Car e o tanque leve Stuart M-3, todos em condições de rodagem e preservados por unidades do Exército Brasileiro.

Publicidade