As peruas já viveram seus dias de glória no mercado brasileiro. Era o sonho de consumo de muitas famílias na busca por espaço, versatilidade e conforto. Mas o surgimento das minivans e utilitários mudou o interesse do consumidor. Com isso, a participação das station wagon foi ficando menor.

CARREGANDO :)

Nos últimos anos, modelos conhecidos do público saíram de cena, como Toyota Fielder, Renault Megane Grand Tour, Peugeot 206 SW e VW Parati. Outras resistem bravamente, como Fiat Weekend (que perdeu o nome ‘Palio’) e Volkswagen SpaceFox.

Porém, elas não estão sós. Recentemente, ganharam a companhia da VW Golf Variant, além de contar com opções do segmento premium para evitar a extinção. Selecionamos alguns modelos à venda e também os que deixaram saudade, mas continua como uma boa oportunidade de compra:

Publicidade
Fiat Weekend - Uma boa opção para quem procura porta-malas versátil. Porém, o espaço interno deixa a desejar aos ocupantes traseiros. Se viaja bastante e sempre carregado, fuja do motor 1.4, é pouco. Não traz de série ar-condicionado e nem som. Motor: 1.4 (86 cv), 1.6 (117 cv) e 1.8 (132 cv). Porta-malas: 460l. Preços: R$ 49.910 a R$ 67.494.
BMW Serie 2 - É o primeiro modelo da marca com tração dianteira. Além de amplo espaço interno, o 225i Active Tourer não deixou de lado o DNA esportivo alemão. Faz de 0 a 100 km em apenas 6,6 segundos. Seria uma alternativa interessante ao consumidor com dinheiro no bolso e que não faz questão de um SUV. Motor: 2.0 turbo (231 cv). Porta-malas: 468 l. Preço: R$ 179.450
VW Passat Variant - O modelo mais caro, espaçoso e luxuoso entre as peruas da Volks. Ela se destaca pelo motor (7,3 s no zero a 100 km/h) e a eficácia do câmbio automatizado de dupla embreagem DSG (seis marchas). Destaque também para a tecnologia que ‘estaciona o carro sozinho’. Motor: 2.0 turbo (211 cv). Porta-malas: 513l. Preço: R$ 135 mil.
VW SpaceFox - A reestilização feita na linha 2015, seguindo os traços do Golf, rejuvenesceu a perua. O interior ganhou mais conforto e materiais de qualidade. Já vem de série com direção elétrica, ar-condicionado, vidros e espelhos elétricos, faróis de neblina e banco traseiro com rebatimento. Motor: 1.6 (104 e 120 cv). Porta-malas: 430 l. Preços: R$ 56.220 a R$ 59.720.
JAC J6 - A adição do motor flex deu ao modelo chinês o posto de o mais potente entre as opções abaixo R$ 70 mil. Também é um dos poucos a oferecer 7 lugares, porém os dois assentos extras só acomodam crianças. Traz faróis com regulagem de altura, sensor de ré, trio elétrico e ar-condicionado. Motor: 2.0 (160 cv). Porta-malas: 720 l (5 lugares) e 198 l (7 lugares). Preço: R$ 68.990.
Audi A4 Avant - A versão ‘esticada’ do sedã A4 é oferecida em versão única. Ela conta com todo o refinamento de uma marca de luxo alemã e a mecânica moderna. A última atualização no Brasil reduziu o motor de 2.0 para 1.8, diminuindo a potência mas valorizando o consumo. O câmbio é automático tipo CVT. Motor: 1.8 (170 cv). Porta-malas: 490 l. Preço: R$ 153.190.
VW Golf Variant - O modelo traz bons predicados para esquecer de um jipinho. Câmbio DSG de sete marchas, motor 1.4 turbo com torque de 25,5 kgfm , segurança extrema em testes de colisão e recursos tecnológicas que auxiliam à condução são alguns dos predicados. Motor: 1.4 turbo (140 cv). Porta-malas: 605 l. Preço: R$ 89.190 a R$ 96.590.
MB C180 Estate - Perua que integra a classe dos objetos de luxo dentro do segmento. O imenso entre-eixos de 2,84 m transforma a variante alongada do Classe C numa sala de estar confortável, com requintes e mimos por todos os lados. Destaque para o touchpad que opera as funções do sistema multimídia. Motor: 1.6 turbo (155 cv). Porta-malas: 490 l. Preço: R$ 159,9 mil.
Volvo V60 - É uma mistura de station wagon e crossover. O modelo preza pela infinidade de itens de segurança da marca, como frenagem de emergência e avisos de mudança de faixa e ponto cego. A V60 ganho neste ano uma nova versão de entrada, Kinect, com preço mais ‘convidativo’. Motor: 2.0 turbo (245 cv) e 3.0 (304 cv). Porta-malas: 430 l. Preço: R$ 141.950 a R$ 210.950.
Renault Megane GT - A perua saiu de linha em 2013, mas continua a seduzir o público com sua capacidade de porta-malas, bom acerto de suspensão e pela direção elétrica, leve e precisa, além da baixa depreciação. A versão derradeira é completa, com piloto automático, sensores de luz e chuva e ar digital. Motor: 1.6 (115 cv). Porta-malas: 520 l. Preço: R$ 36.757 (2013).
VW Jetta Variant - Deixou saudade ao sair de cena em 2013. Destaque para a ergonomia, conforto, acabamento, lista de equipamentos e câmbio Tiptronic de seis marchas. A eficiência no consumo não era o seu forte, devido o bloco maior e vigoroso. Motor: 2.5 (170 cv). Porta-malas: 505 l. Preço: R$ 72.069 (2013).
Nissan LIvina - O modelo aposentado neste ano presava pelo custo-benefício. Além de entregar bom espaço para uma família pequena, vinha com direção elétrica, ar-condicionado e som MP3/AUX/SD card. A opção Grand Livina, de 7 lugares e propulsor mais potente, atende a uma família maior. Motor: 1.6 (106 cv) e 1.8 (126 cv). Porta-malas: 449 l (5 l) e 123 l (7 l). Preço: R$ 40.151 (2014)
VW Parati - O peso da idade fez a perua deixar o mercado de zero em 2012, à época ainda com o visual de 2006. Pecava pelo motor mais beberrão e a pouca oferta de itens de série. Porém, o modelo foi um dos ícones de sua categoria, sendo objeto de consumo de jovens da década de 1980 e 90, e até hoje é desejada por isso. Motor: 1.6 (103 cv). Porta-malas: 437 l. Preço: R$ 32.395 (2013).