No Brasil, os automóveis ainda são vistos como bens de consumo duráveis, que obrigatoriamente serão revendidos no futuro. Surge, a partir disso, a preocupação das pessoas ao adquirir um veículo com o provável valor de revenda. Assim, quando um consumidor compra um veículo, uma parte da sua decisão de compra é devida a este fator.
Alterações nos modelos fazem com que alguns veículos se desvalorizem e estas mudanças sempre foram guardadas a sete chaves pelas montadoras. Porém, hoje em dia esse comportamento está mudando, pois as pessoas estão observando automóveis perdendo valor a partir do momento em que saem das concessionárias.
No caso do novo Focus, temos algumas situações especiais. Em primeiro lugar, as montadoras estão lançando novos modelos em períodos muito menores, como foi o caso recente da GM, e os compradores estão focados mais na compra do que na futura venda. Outro ponto importante é que os carros com o mesmo modelo no mundo inteiro são comuns hoje no Brasil. Além disso, não é mais comum as montadoras terem no país modelos antigos e modelos mais novos em outras nações mais desenvolvidas, uma vez que o mercado brasileiro ganhou importância em todos os setores.
Obviamente que, sabendo que o modelo vai passar por mudanças, a demanda pelo modelo atual do Focus vai diminuir, mas, por outro lado, a Ford será valorizada pelo fato de ter mais um modelo mundial no Brasil.
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