O Salão de Tóquio (Japão), que abre para o público no próximo dia 22 e vai até 6 de novembro, estará recheado de lançamentos exóticos. O evento, que chega a sua 39.ª edição, terá 239 expositores de 12 países, que irão expor seus modelos numa área de 40 mil metros quadrados.
Entre as novidades, um dos modelos mais curiosos é o Nissan Pivo, cuja cabine com formato esférico gira em um ângulo de 360º, eliminando assim a necessidade da marcha ré. O Pivo que mede 2,7 metros e traz um motor elétrico a bateria comporta três ocupantes (um na frente e dois atrás) e traz alguns equipamentos tecnológicos, como comandos de sistema de navegação e som por meio de raios infravermelhos, o que dispensa a necessidade do motorista tirar as mãos do volante.
A Subaru tem como destaque o conceito B5-TPH, uma mistura de cupê e perua, com duas portas e uma ampla tampa traseira que inclui os vidros laterais. O motor a gasolina combina-se a um elétrico e a tração é integral permanente.
A Suzuki mostrará o conceito LC, um mini urbano com visual "retrô", com capacidade para dois ocupantes. Itens como espelho retrovisores nos pára-lamas, botões arrojados no painel e bancos quadriculados garantem personalidade ao veículo japonês.
Já a Mitsubishi irá apresentar a versão definitiva do monovolume "I", mostrado como protótipo em Frankfurt, em 2003. Equipado com um motor 1.0, o "I" traz sistema Stop-Start, que desliga o motor automaticamente quando o carro está parado.
A DaimlerChrysler vai expor o conceito Chrysler Akino. O pequeno monovolume possui duas portas no lado do passageiro, que se abrem em sentidos opostos, e apenas uma à direita para o motorista. O interior ganha luminosidade com a área envidraçada na parte posterior do teto.
Além disso, a Ford vai estar presente com o protótipo Equator, um jipão com sistema de mola-amortecedor regulável e partes da carroceria de fibra de aramida (material usado nos coletes à prova de balas).
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast