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Um dos destaques do SUV é a nova geração do Terrain Response, sistema de tração que permite que o modelo encare situações como a da foto | Divulgação/ Land Rover
Um dos destaques do SUV é a nova geração do Terrain Response, sistema de tração que permite que o modelo encare situações como a da foto| Foto: Divulgação/ Land Rover

Interior

Conforto para os ocupantes traz até massageadores

O interior do Vogue é um convite ao conforto e à satisfação em dirigir. O espaço interno é farto e os bancos são extremamente aconchegantes. Em todos os cantos do carro se encontra couro de excelente qualidade. A tonalidade mais clara no painel como também no tecido das portas e dos bancos dá um ar nobre.

O volante incorpora os comandos do Bluetooth para o celular, rádio, computador de bordo e do piloto automático adaptativo, que freia automaticamente o SUV ao se aproximar do veículo à frente e o acelera quando a pista é liberada. O botão giratório que faz a função de alavanca de câmbio é bastante prático e simples de manusear.

De quebra, o isolamento acústico é eficiente e praticamente não se ouve o ronco do motor a diesel. Com isso, é possível apreciar na plenitude a qualidade do sistema de áudio, com até 29 alto-falantes e capacidade de 825 watts.

O painel tem 50% de botões a menos que o da geração anterior, facilitando a utilização dos recursos que o carro oferece. Todos os instrumentos no painel são digitais, reforçando a modernidade aplicada ao utilitário.

Os ocupantes podem ainda desfrutar ainda de bancos massageadores (todos têm a função) e telas de LCD traseiras de 8". Os assentos são elétricos e têm memorizador de posição.

Tecnologia

O Vogue abusa em termos de equipamentos de conforto, tecnologias off-road e on-road e itens de segurança. Oferece GPS; TV; monitor sensível ao toque de 8"; controles de voz e conectividade; ar-condicionado de quatro zonas; bancos elétricos; seis airbags; controles de estabilidade , de descida de ladeira, para liberação de inclinação, de auxílio para início de ladeira, de tração e de estabilidade antirrolagem; monitoramento de ponto cego e sistema Terrain Response. Até a marcha à ré conta com sensores eletrônicos que freiam o carro em caso de chegada repentina de outro veículo no caminho dele.

200 unidades

A nova geração do Vogue será comercializada em mais de 170 países. No Brasil, a meta da marca é emplacar cerca de 200 unidades por ano. Ela assegura que fará o possível para se manter na faixa de preços da geração anterior. Ou seja, dos R$ 462.900 da versão 5.0 V8 Supercharged a gasolina aos R$ 467.900, da versão diesel 4.4 TDV8 – podendo beirar os R$ 500 mil na versão Autobiography do 5.0 V8 Supercharged. Na Inglaterra, onde o carro chegou às ruas em outubro, ele custa a partir de 71.295 libras esterlinas, cerca de R$ 232 mil.

  • A submersão do carro chega a 900 mm, graças a um novo sistema de coleta nas laterais do compartimento do motor
  • O luxo interior se manteve, mas o painel tem 50% de botões a menos que o da geração anterior
  • Há duas telas de LCD para os ocupantes traseiros, que ainda podem reclinar o banco eletricamente e serem massageados
  • A versão clássica Defender puxa o comboio de Vogues pelas dunas na região Essaouira, no litoral norte atlântico de Marrocos
  • O pacote tecnológico do Range Rover inclui ainda auxílios para descida e subida, controles de inclinação, estabilidade e tração
  • A nova geração também ganhou faróis e lanternas de LEDs, que tiraram um pouco de sua identidade robusta e o deixaram mais perto do revolucionário Evoque
  • Terra, areia, grama, lama, riachos, neve ou asfalto: o novo Range Rover Vogue encara qualquer um desses terrenos graças ao Terrain Response
  • O jipão desfila pelas ruas de Marrakech e seu cenário peculiar
  • A suspensão pneumática (a ar) foi totalmente refeita, com materiais mais finos e leves, para também ajudar na redução de peso do modelo, que mede mais de 5 metros
  • O Range Rover Vogue emagreceu: dependendo da versão, pesa até 420 kg a menos; um dos aliados na dieta é a carroceria, feita em alumínio

Dunas, lama, pedras e riachos. Provavelmente o proprietário de uma Range Rover Vogue jamais terá contato com terrenos desse tipo. Mas se você pretende desembolsar cerca de R$ 500 mil pelo utilitário esportivo de luxo e é daqueles que gostam de sentir a adrenalina correndo pelo corpo saiba que este Land Rover é capaz de encarar as situações mais hostis de piso. E para provar isso, a marca convidou um grupo de jornalista brasileiro para testar as aptidões do jipão no exótico Marrocos, no noroeste da África.

Recém-lançada no Salão de Paris, e que logo em seguida deu as caras também no Salão de São Paulo, a quarta geração do Vogue é a versão top de linha da gama inglesa. Está ainda mais requintada e repleta de tecnologia, com previsão para desembarcar no primeiro trimestre de 2013 no Brasil, ainda sem preço definido.

VÍDEO: Um passeio por Marrocos

Será oferecida na motorização 4.4 V8 a diesel biturbo, de 339 cv, e na 5.0 V8 Supercharged, de 510 cv a gasolina. As outras duas versões de propulsores da linha, a 3.0 V6 a diesel, de 256 cv, e a V8 a gasolina, com 375 cv, por enquanto estão descartadas em solo brasileiro. O SUV (sigla inglesa para utilitário esportivo) é equipado com transmissão automática de oito velocidades e sistema 4WD inteligente integral.

Antes de detalhar o desempenho do carro pelos severos cenários marroquinos, vale destacar a mudança visual feita no grandalhão, que o deixou mais moderno e menos "quadrado" – filosofia que estreou em 2011 no revolucionário Evoque, modelo de entrada da família Range Rover. As formas se tornaram mais suavizadas, dinâmicas e elegantes – como as do Evoque –, mas preservaram o padrão estético clássico do Vogue.

Além disso, o carro perdeu mais de 400 quilos ao trocar o aço pelo alumínio em sua estrutura. A marca o apresenta como o primeiro SUV do mundo com estrutura em monobloco fabricada totalmente em alumínio. Os novos LEDs dos faróis misturam retas e curvas em sua composição e reforçam a aparência de modernidade.

Performance

O test-drive se estendeu por cerca de 500 km entre as cidades de Essaouira, no litoral norte atlântico de Marrocos, e Marrakech. O trecho era composto de praia, pedras, autoestrada, pisos enlameados e até uma subida radical pela pedregosa Cordilheira do Atlas, a maior cadeia de montanhas que separa o litoral Norte da África do Deserto do Saara.

Andamos na versão 4.4 V8 biturbo. O prazer de rodar com muito luxo à volta oferece uma pitada de esportividade com aceleração mais bruta. O torque de 71,4 kgfm já está disponível a curtíssimos 1.750 giros, possibilitando ultrapassagens rápidas e sem sustos. Conforme a marca, os 2.360 quilos do utilitário faz de zero a 100 km/h em apenas 6,9 segundos – quase um segundo mais rápido que o V8 diesel anterior.

Mesmo em superfícies irregulares, o sistema chamado de "resposta dinâmica" se encarrega de reduzir os solavancos. Nas curvas, o mesmo mecanismo é capaz de controlar os eixos dianteiro e traseiro independentemente, diminuindo a inclinação da carroceria e aumentando a estabilidade do veículo e o conforto dos passageiros.

Terrain Response

O sistema eletrônico da tração 4x4 e a suspensão a ar contam com inúmeros recursos para o fora-de-estrada. Um deles é o Terrain Response, sistema que adapta automaticamente o veículo a situações do terreno, otimizando suspensão, tração e estabilidade. Há cinco modos de configuração: geral, grama/cascalho/neve, lama/raízes, areia e pedra solta. Já o "controle de descida" freia automaticamente o carro de maneira segura para encarar rampas íngremes – no caso do test-drive, foram morros com declives acentuados.

Em resumo, a avaliação do carro teve todo o tipo de obstáculo, que foi um verdadeiro "parque de diversão" para um modelo que se propõe a oferecer o melhor de um carro de passeio de luxo e também as capacidades off-road características dos Land Rover.

O jornalista viajou a convite da Land Rover

Range Rover Vogue

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