
Depois de revelar o T-Cross que promete mexer com o mercado de SUVs compactos no Brasil, a Volkswagen tem mais uma carta na manga para atacar outro segmento de sucesso, o de picape intermediária.
A marca já desenvolve um rival a altura para a Fiat Toro, que domina a categoria sem ser incomodada - a outra representante é a Renault Oroch. E uma prévia de como será essa picape da Volks será dado no Salão Internacional de São Paulo, que ocorre de 6 a 18 de novembro.
A marca irá expor um conceito, que dará origem à versão final prevista para um "futuro próximo”, diz a fabricante. A expectativa é que estreie em 2020.
>> Fenômeno de vendas, Fiat Toro terá a ameaça de novos rivais em breve; veja quais
O modelo usará a multiplataforma MQB, possivelmente a variante menor MQB A0, a mesma do Polo, Virtus e T-Cross. Terá cabine dupla e ficará posicionado entre Saveiro e Amarok.
Segundo a VW, o conceito terá um visual muito próximo da versão que chegará às ruas, com “apenas algumas modificações”.
No esboço divulgado pela montadora é possível notar a semelhança das lanternas com as do T-Cross, com uma barra iluminada cortando toda a tampa do porta-malas. É provável que o desenho frontal siga também as linhas do SUV compacto.
>> Fiat prepara SUV cupê inspirado na picape Toro
A Volks trata a novidade como uma combinação de conteúdo de um SUV urbano com a versatilidade de uma picape, tal qual a Fiat definiu a Toro à época do lançamento. Ela terá a opção de tração integral e será um produto global, mas com o desenvolvido feito no Brasil.
Também trará uma inovação para o segmento, na qual haverá uma painel traseiro rebatível que ampliará a área de carga.
A nova picape deverá ser impulsionada pelo motor 1.4 TSI, de 150 cv e 25,5 kgfm, com opções de câmbio manual de cinco marchas e automático, de seis, além do 2.0 a diesel, de 180 cv e 42,8 kgfm, da Amarok.
A caçamba terá, provavelmente, capacidade de carga de 1 tonelada.
Rumores apontam para um modelo do porte da Oroch, que é um pouco menor que a Toro (2,82 metros de entre-eixos da Fiat contra 2,99 m da Renault). Deverá ser produzida em São José dos Pinhais (PR), de onde sairá o T-Cross.
>> VW Amarok dá troco em Ford Ranger e também baixa preços
Fiat Toro sem concorrentes

Fiat / Divulgação
Lançada em 2016, a Fiat Toro não possui concorrentes diretos no mercado brasileiro. A Renault Oroch, que chegou antes, em 2015, e inaugurou o segmento intermediário , vende em média 1,1 mil unidades/mês, enquanto a Toro emplaca quase 4,8 mil mensais.
Ela é a segunda picape mais vendida no país, atrás apenas da irmã menor Strada. Os preços variam de R$ 92.990 a R$ 151.990, valores que a colocam na mesma faixa de algumas opções de porte médio, como a Ford Ranger, que ganhou reduções na tabela para atrair interessados da Toro.
O modelo da Fiat é vendida com três opções de motores: 1.8 flex, de 139 cv (câmbio de 6 marchas), 2.4 flex, de 186 cv (câmbio de 9 marchas) e 2.0 turbodiesel, de 170 cv (câmbio de 9 marchas e tração 4x4).
Já a Oroch é oferecida com propulsor 1.6, de 120 cv, e 2.0, de 148 cv, com preços entre R$ 72.890 e R$ 89.190.

Renault / Divulgação
Sidônio e Lula preparam disputa pelo nacionalismo com a direita em 2026
Lula tenta maquiar crise gastando R$ 3,5 bilhões em propaganda estatal; acompanhe o Sem Rodeios
Ex-prefeito de Curitiba processa vereador que denunciou gastos com peças eróticas
Sem visto americano? Um guia de viagem para Alexandre de Moraes no Maranhão
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião