O tempo em que a Volkswagen lançava carros com uma infinidade de versões ficou para trás. A marca alemã adota agora uma nova estratégia ao oferecer linhas mais enxutas e bem posicionadas para facilitar a vida do consumidor na hora da escolha.
A chegada da sexta geração do Polo ao Brasil marca esta nova fase da fabricante. A Volks abriu a pré-venda do modelo na noite desta segunda-feira (25) - até a meia-noite já tinha 100 reservas efetuadas - e anunciou que o hatch premium estará disponível em quatro configurações.
LEIA MAIS: Milzinho não, milzão! Os dez carros 1.0 mais potentes no Brasil
A de entrada, chamada apenas de Polo, começa em R$ 49.990 na motorização 1.0 cv - com todos os opcionais vai para R$ 52.590. Na sequência estão a 1.6 MSI, por R$ 54.990 (R$ 57.590 com os opcionais), a Comfortline 200 TSI (motor 1.0 turbo), R$ 65.190 (R$ 70.030), e a topo da gama Highline 200 TSI (motor 1.0 turbo), R$ 69.190 (R$ 73.690).
Motorização e câmbio | Potência e torque (gasolina/ etanol) |
1.0 MPI manual de 5 marchas | 75/ 84 cv 9,7/ 10,4 kgfm |
1.6 MSI manual de 5 marchas | 110/ 117 cv 15,8/ 16,5 |
1.0 TSI turboflex automático de 6 marchas | 115/ 128 cv 20,4 kgfm |
As primeiras unidades só ganharão às ruas em novembro, mas a reserva já pode ser feita no site dedicado ao carro. A montadora usa da mesma solução encontrada pela Renault (com o Kwid) para atrair os interessados e que fez enorme sucesso: sinal de R$ 1 mil, que pode ser pago no cartão de crédito ou via boleto.
LEIA MAIS: A briga do ano! Quem leva a melhor entre o futuro Polo e o novo Argo
O novo Polo passou pelo programa de eficiência energética do Inmetro e recebeu nota A em consumo para o segmento em todas as configurações. Confira o desempenho:
Motor | Cidade (etanol/ gasolina) | Estrada (etanol/ gasolina) |
1.0 MPI | 8,8/ 12,9 km/l | 10,0/ 14,3 km/l |
1.6 MSI | 8,2/ 12,0 km/l | 9,5/ 13,9 km/l |
1.0 TSI turboflex | 8,0/ 11,6 km/l | 9,8/ 14,1 km/l |
O Polo 6 recebeu algumas modificações em relação ao lançado na Europa para atender às exigências do mercado brasileiro. As suspensões utilizam a arquitetura McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.
O conjunto é 2 cm mais alto que no modelo vendido lá fora com a finalidade de oferecer conforto aos ocupantes diante de um piso brasileiro mais irregular que o europeu.
LEIA MAIS: Testamos o novo Polo 1.0 turbo e o desempenho surpreende
Já a frente do veículo ganhou um desenho ‘tropicalizado’, com linhas mais agressivas. O carro tem 4,05 metros de comprimento e 2,56 m de entre-eixos, com capacidade para levar até 300 litros de bagagem no porta-malas.
Missão ‘liderança’
O novo Polo terá uma papel importante na transformação da Volkswagen no mercado brasileiro. A fabricante não quer mais ser conhecida por apostar apenas no segmento de entrada. O objetivo é fazer volume também com os modelos mais sofisticados e completos.
E caberá ao hatch premium mudar essa mentalidade do consumidor em relação à marca. Não por acaso, a cor de lançamento escolhida é o dourada: o Polo terá a missão de fazer a Volks subir degraus no ranking de emplacamentos, se possível com o lançamento figurando no pódio.
LEIA MAIS: Volks terá trinca de novos SUV’s no Brasil, mas T-Roc está descartado
A novidade tem como alvo direto o Fiat Argo, que começa em R$ 46.800 na versão 1.0 FireFly manual (77 cv) e vai a R$ 70.600 na 1.8 HGT automática (139 cv). Também brigará com as versões mais caras de Chevrolet Onix e Hyundai HB20.
A meta da Volkswagen é recuperar o terreno perdido para Chevrolet e Fiat no Brasil e, por isso, já anunciou 20 lançamentos para os próximos dois anos. A aposta será no aquecido segmento de SUVs compactos, além de picapes, que dividirão a mesma plataforma do Golf e do Polo - MQB e MQB A0, respectivamente.
Revisões
A Volkswagen apresenta um plano de revisões específica para o Polo, no qual as três primeiras podem ser pagas junto com o carro e incorporadas no financiamento, com um preço promocional.
O pacote custa R$ 999 e inclui a mão de obra. Segundo a montadora, o desconto é de 17% comparado ao custo normal. A Volks também promete que o carro terá o menor custo de reparabilidade do país, com base no ranking Car Group 2017, do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária).
Confira as versões
Polo 1.0 MPI
Polo 1.6 MSI
Principais itens de série
Direção elétrica; ar-condicionado; vidros elétricos dianteiros e traseiros; alarme; 4 airbags (2 laterais, além dos 2 frontais obrigatórios); sistema de som com bluetooth; suporte para celular com entrada USB; alerta de frenagem de emergência; Isofix para fixação de cadeirinha; computador de bordo; cintos de 3 pontos para todos os ocupantes; controle de tração; retrovisores e maçanetas na cor da pintura; rodas de aço aro 15.
Pacote Safety (R$ 1.050): controle de estabilidade (ESC) e de tração (ASR); bloqueio eletrônico do diferencial (EDS); e display multifuncional plus.
Pacote Connect (R$ 2.600*): Safety + central multimídia Composition Touch GP com App Connect (compatível com Apple Carplay e Android Auto); volante multifuncional; e rodas de liga levearo 15.
*Preço de lançamento. Valor original R$ 3.340.
Polo 1.0 TSI
Principais itens de série
+ controle de estabilidade; ajuste de altura e profundidade do volante; freio a disco nas 4 rodas; bloqueio eletrônico do diferencial; três entradas USB; volante multifuncional; central multimídia Composition Media com App Connect (compatível com Apple Carplay e Android Auto); saída de ar para o banco de trás; retrovisores laterais com repetidores e função 'tilt down' (vira para baixo quando a ré é engatada); sensor de estacionamento traseiro; grade dianteira em preto; lanternas traseiras escurecidas; e rodas de liga leve aro 15
Opcionais
Pacote Tech 1 (R$ 2.200): partida sem chave; sensor de estacionamento dianteiro; controle de velocidade de cruzeiro; retrovisor com escurecimento automático; rodas de liga leve aro 16; acendimento automático dos faróis e do limpador de para-brisa; e paddle shifts (para troca de marcha) no volante.
Pacote Tech 2 (R$ 3.500*): Tech 1 + ar-condicionado digital; indicador de controle de pressão dos pneus; câmera de ré; alerta de fadiga; sistema de frenagem pós-colisão; porta-luvas refrigerado; e rede no porta-malas.
*Preço de lançamento. Valor original: R$ 4.840.
Polo 1.0 TSI
Principais itens de série
Comfortline + partida sem chave; paddle shifts para troca de marcha no volante; controle de velocidade de cruzeiro; luzes diurnas em led; rodas de liga leve aro 16; e grade dianteira em preto com acabamento cromado.
Opcionais
Pacote Native (R$ 800): bancos e revestimento de portas em couro.
Pacote Tech High (R$ 2.800*): alerta de fadiga; central multimídia Discovery Media (8 polegadas) com navegação e câmera de ré; indicador de pressão dos pneus; antena tipo tubarão; farol com ajuste de intensidade e acendimento automáticos (sensor crepuscular e de chuva); acionamento automático do limpador de para-brisa (sensor de chuva); sistema de frenagem pós-colisão; porta-luvas refrigerado; e rede no porta-malas.
Pacote Technology (R$ 4.500*): painel de instrumentos digital (Active Display) e rodas de liga leve aro 17.
*Preço de lançamento. Valor original: R$ 3.585 (Tech High) e R$ 5.990 (Technology).
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast