O conceito T-Cross Breeze foi revelado no Salão de Genebra do ano passado. Servirá de inspiração para o futuro crossover compacto da marca.| Foto: Newspress/Divulgação

O novo Polo está previsto para estrear no Brasil até o fim de 2017, aposentando uma possível mudança de geração do Gol. E será montado sobre a nova plataforma MQB A0, uma versão encurtada da atual MQB, usada pelo Audi A3 Sedan e Golf - ambos feitos no Complexo Volkswagen-Audi, em São José dos Pinhais.

CARREGANDO :)

E o Polo não virá sozinho. A marca prepara também um crossover compacto inspirado no conceito T-Cross Breeze, que foi apresentado no Salão de Genebra (Suíça) na edição de 2016. Flagras publicados pelo site britânico AutoExpress confirmam isso, apesar da camuflagem pesada.

SUV compacto já rodas em testes pela Europa todo camuflado. 
Publicidade

Segundo o site, o modelo terá um visual bem esportivo, dificultando até que as pessoas o identifiquem como um Volkswagen. Além disso, deve manter o nome T-Cross, seguindo a política da marca em batizar seus utilitários com nome que começam com a letra ‘T’.

O futuro modelo se posicionará abaixo do Tiguan e será fabricado no Brasil a partir do segundo semestre 2018. Irá encarar os líderes do segmento Honda HR-V e Jeep Renegade, além de Ford EcoSport, Hyundai Creta e Nissan Kicks.

Pouco se sabe sobre a motorização. Em Genebra, o T-Cross Breeze vinha equipado com o motor 1.0 turbo, o mesmo já utilizado pelo up! TSI, só que recalibrado para gerar 110 cv.

A expectativa é de que a Volkswagen siga a mesma tendência vista no Golf, com três opções de propulsores: 1.6 16V MSI, de 120 cv, nas configurações de entrada; 1.0 turbo, de 125 cv nas intermediárias; e 1.4 turbo, de 150 cv, para as versões topo de linha.

Publicidade

SUV compacto já rodas em testes pela Europa todo camuflado. 

No entanto, é certo que o T-Cross nacional será mais simples e com menos equipamentos do que o vendido na Europa, bem como ocorrerá com o novo Polo brasileiro em relação ao europeu. O SUV por lá contará com o câmbio automatizado DSG de dupla embreagem, enquanto por aqui possivelmente adotará a versão Tiptronic, mais antiga, tal qual fez com o Golf nacional.

Espera-se, pelo menos, que seja oferecido também com tração integral, diferenciando-se assim de rivais como HR-V e Kicks - já o Renegade a diesel vem com o sistema.

O conceito T-Cross Breeze foi revelado no Salão de Genebra do ano passado. Servirá de inspiração para o futuro crossover compacto da marca. 

O conceito T-Cross Breeze foi revelado no Salão de Genebra do ano passado. Servirá de inspiração para o futuro utilitário compacto da marca. 
Publicidade

ENKONTRA VEÍCULOS.COM: Procurando um seminovo ou usado? Confira as principais ofertas do mercado e também anuncie gratuitamente.