A Volkswagen mostrou nesta quinta-feira (16) como será a sua nova van comercial, inspirada na mítica Kombi. Trata-se da 6.ª geração da linha Transporter, ou simplesmente “T”, que lá fora possui 65 anos de história.
Comparada ao modelo brasileiro, que era a 2.ª geração da linha T e foi lançada em 1967, a ‘nova Kombi’ esbanja luxo, com uma tela multimídia que pode ser controlada por gestos, apenas com a proximidade das mãos, além de três modos diferentes de suspensão e um pacote generoso de itens de segurança.
A van exibe entradas de ar que tomam todo o para-choque, grade frontal com frisos finos e metálicos, faróis retangulares com luzes diurnas e spoiler traseiro. Já o interior oferece console com monitor de 6 polegadas e piso com trilhos que facilitam a remoção dos bancos em couro.
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A evolução também chegou aos motores. São seis 6 opções de propulsores de 2 litros (aspirado e turbo) movidos a gasolina ou diesel, que rendem de 84 a 204 cv. Todos equipados com o sistema Start/Stop, que desliga e aciona o motor automaticamente nas paradas em cruzamento, semáforo ou congestionamento.
A T6 ainda pode contar com tração integral (4Motion), câmbio automatizado de dupla embreagem (DSG), controle adaptativo de cruzeiro, que freia e acelera o veículo sem a ação do motorista, e porta lateral eletrônica, ativada por meio de botão na porta ou na chave. O detector de farol alto é opcional.
A Volks anunciou ainda uma edição comemorativa de lançamento do modelo, batizada de “Generation Six”, que virá com faróis em led, vidros escurecidos, rodas de liga leve de 18 polegadas, carroceria em dois tons (“saia e blusa”) e acabamento cromado. O T6 chega ao mercado europeu até o fim deste mês e parte de 23 mil euros (R$ 74,4 mil). O modelo, por enquanto, ainda está longe de ser comercializado no Brasil.
Cerca de 12 milhões de unidades da família T foram vendidas no planeta desde o lançamento da Kombi na década de 1950. Nos últimos 11 anos, a T5 comercializou 2 milhões de unidades.
No Brasil, a Kombi foi vendida durante 56 anos até sair de linha, em dezembro de 2013, devido à mudança na legislação brasileira, que exigia airbags dianteiros e freios ABS para todos os veículos nacionais.
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