A picape Tarok foi revelada pela Volkswagen durante o dia de imprensa do Salão de São Paulo.| Foto: Renyere Trovão / Gazeta do Povo

Candidata a ser umas das estrelas do Salão de São Paulo 2018, a picape Tarok foi revelada pela Volkswagen sob a forma de conceito. O visual já está muito próximo ao da versão final que chegará às ruas em breve , segundo a marca .

CARREGANDO :)

Com traços do SUV compacto T-Cross, outra estrela da VW na mostra paulista, a picape intermediária promete ser uma rival de peso para a Fiat Toro, que hoje domina a categoria sem ser incomodada - a outra representante é a Renault Oroch.

>> Zoe, Leaf e Bolt: começa a guerra dos elétricos ‘populares’ no Brasil

Publicidade

A iluminação em led liga a grade frontal aos faróis da Tarok. 

Tarok usará a multiplataforma MQB, especificamente a variante menor MQB A0, a mesma do PoloVirtusT-Cross. Terá cabine dupla e ficará posicionado entre SaveiroAmarok

Terá porte e dimensões semelhantes ao concorrente, com 4,91 m de comprimento e 2,99 m de entre-eixos - mesmos números da Toro.

>> McLaren Senna de R$ 8 mi terá dias de Ferrari no Salão de São Paulo

A caçamba virá com capacidade de carga de 1 tonelada e trará uma inovação para o segmento: o painel atrás dos bancos traseiros é rebatível, o que amplia a área de carga e cria um piso plano para levar bagagens compridas, como uma prancha de surfe, por exemplo. 

Publicidade

O espaço da caçamba pode ser ampliado com o rebatimento do painel atrás dos bancos traseiros. 

O espaço da caçamba pode ser ampliado com o rebatimento do painel atrás dos bancos traseiros. 

O espaço da caçamba pode ser ampliado com o rebatimento do painel atrás dos bancos traseiros. 

A tampa do compartimento também possui um sistema de amortecimento com mola a gás que facilita o abrir e fechar, sem que haja qualquer esforço maior.

Publicidade

>> Volks revela o badalado T-Cross, que promete mexer com o mercado de SUVs

O conceito vem equipado com o motor 1.4 TSI, de 150 cv e 25,5 kgfm, do T-Cross e Golf, associado ao câmbio automático de seis velocidade e tração 4x4.

O interior exibe o mesmo visual do SUV compacto T-Cross. 

Um botão giratório, posicionado atrás da transmissão, controla as funções da tração 4Motion e os quatro modos de condução (Rua, Neve, Off road e Off road Individual).

A expectativa é que a picape venha também com a opção  2.0 turbodiesel, de 180 cv e 42,8 kgfm, presente na Amarok. 

Publicidade

>> Onix bate recorde de vendas e atropela rivais; qual é o segredo do sucesso?

Visualmente, a Tarok exibe semelhanças com o T-Cross nas lanternas, com a mesma barra iluminada cortando toda a tampa do porta-malas.

A traseira vem com uma barra com efeito 3D que une as lanternas. Solução que veio do T-Cross. 

 

Já o desenho frontal é inédito dentro da marca e, no caso do protótipo, tem os faróis e a grade frontal com iluminação em led.

Publicidade

>> Brasil pode banir das ruas carros movidos a gasolina, diesel e gás

Por dentro, o SUV compacto empresta o desenho do painel, o quadro de instrumentos 100% digital e a central multimídia de 8 polegadas.

Volks trata a novidade como uma combinação de conteúdo de um SUV urbano com a versatilidade de uma picape, tal qual a Fiat definiu a Toro à época do lançamento. Ela será um produto global, mas com o desenvolvido feito no Brasil.

O nome Tarok é uma fusão de Tarek, o futuro SUV médio, e Amarok. Mas para não confundir com o primeiro, deve mudar de nome quando estrear.

CONFIRA O VÍDEO DA NOVIDADE
Publicidade
*O jornalista viajou a convite da Anfavea