A Volkswagen revelou nesta quinta-feira (25) a sua maior aposta no mercado brasileiro para retomar a liderança geral de vendas, hoje sob as mãos da Chevrolet.
O SUV compacto T-Cross promete consolidar a ofensiva que a marca traçou para o Brasil, iniciada com os novos Polo e o Virtus, ambos sucessos nas lojas.
Ainda terá o utilitário médio-compacto Tarek para encarar o Jeep Compass e a picape intermediária Tarok, acima da Saveiro, para peitar a Fiat Toro.
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O T-Cross chega às concessionárias ainda no primeiro semestre do próximo ano, mas a Volkswagen dá agora o pontapé para uma forte campanha de marketing com o objetivo de transformar o seu primeiro utilitário do segmento compacto num produto capaz de brigar pela dianteira da categoria com Honda HR-V, Hyundai Creta, Nissan Kicks e Jeep Renegade.
A marca fala em emplacar entre 5 mil e 6 mil unidades, o que no cenário atual o colocaria na briga pela liderança no segmento.
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A novidade será a estrela da VW e uma das atrações mais badaladas do Salão do Automóvel de São Paulo, que ocorre de 6 a 18 de novembro.
O T-Cross é o primeiro SUV produzido pela Volkswagen no Brasil, que chega para revolucionar os padrões de seu segmento.
ESPAÇO AMPLO E PREÇO SÓ DEPOIS
A Volkswagen não revelou quais serão os preços, que estão estimados entre R$ 80 mil e R$ 110 mil, para ficar dentro da faixa do segmento.
As versões também foram mantidas em segredo, porém a exposta durante a apresentação foi a Highline. A linha deve contar ainda com a Trendline, Comfortline e quem sabe até com a esportiva RLine.
Segundo os executivos, todas essas informações ficarão só para a época do lançamento, entre abril e junho.
O projeto do T-Cross é global, tanto que a sua revelação aconteceu simultaneamente para Europa, China e América do Sul.
A versão nacional será produzida na fábrica de São José dos Pinhais (PR) sobre uma variante menor da multiplataforma MQB, chamada de MQB A0, a mesma que originou Polo e Virtus.
A fábrica recebeu R$ 2 bilhões em investimentos e o modelo faz parte dos cinco novos SUVs a serem lançados pela Volkswagen na região até 2020 .
O nosso T-Cross será ligeiramente maior e mais espaçoso do que o europeu. Lá fora ele usará o entre-eixos do Polo (2,56 m), enquanto que por aqui será feito sobre a base do Virtus (2,65 m de entre-eixos), inclusive com o mesmo ajuste de suspensão do sedã.
O comprimento chegará a 4,19 m (8,5 cm a mais que o europeu), 1,57 m de altura - a largura não foi divulgada. A capacidade do porta-malas é de 373 l, inferior ao volume da maioria dos concorrentes.
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O interior tem um desenho exclusivo que o difere do europeu - este segue as linhas do Polo. As versões mais caras virão equipadas com o painel de instrumentos digital e a central multimídia de 8 polegadas, emprestados do hatch.
Outro destaque na cabine do T-Cross é a iluminação ambiente em led. Há luzes na região dos pés, no centro do console, no painel e nas maçanetas.
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SÓ MOTORIZAÇÃO TURBO
Sob o capô, o T -Cross usará somente motorização turbo, que virou a menina dos olhos na linha Volkswagen.
As opções serão o motor 1.0 turboflex, de três cilindros, que rende 116/128 cv (gasolina/ etanol) e 20,4 kgfm de torque (200 TSI - o mesmo do Polo) e o 1.4 turboflex, de quatro cilindros, de 150 cv e 25,5 kgfm de torque (250 TSI - o mesmo de Tiguan AllSpace e Jetta).
Ambos acompanhados do câmbio manual ou automático de seis velocidades - este último do tipo Tiptronic, com aletas atrás do volante para a troca manuais das marchas.
Por enquanto, o propulsor 1.6 MSI do Polo/ Virtus, de 110 cv, não será oferecido no SUV compacto por aqui. Ele equipará apenas as unidades voltadas para a exportação na América Latina.
VISUAL INÉDITO NA TRASEIRA
O visual do T-Cross foge uma pouco do padrão do segmento e da própria Volkswagen. O ponto alto é a traseira inédita, com lanternas conectadas por uma longa barra luminosa com a função de luz de freio.
A solução deixa o carro com um aspecto de SUV maior. Outro detalhe é a inscrição T-Cross no centro da tampa do porta-malas e no aplique prateado que corta a entrada de ar.
Já iluminação traseira traz elementos internos com a assinatura característica da marca.
A carroceria é recheada de vincos e a caixa de roda tem contornos marcantes. Um dos vincos cria uma linha de cintura alta semelhante ao do Polo.
Assim como ocorreu com Polo e Virtus, o T-Cross também terá uma grade e para-choque dianteiro próprios para a América Latina.
Os faróis são os integrados à grade frontal e com um filete que foram a luz de condução diurna (DRL) em led posicionado em sua base para as versões mais caras com iluminação full led.
Já as demais terão a luz de condução integrada ao farol de neblina, que está abrigado em nichos quadrados de contornos arredondados que soltam aos olhos pelo tamanho nas extremidades do para-choque.
RECHEADO DE EQUIPAMENTOS
Para tornar a disputa com os rivais mais acirrada, o ‘suvinho’ da Volks virá recheado de equipamentos.
Na lista estão direção elétrica, luz diurna em led, multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas, painel de instrumentos 100% digital, faróis full led, seis airbags, frenagem pós-colisão, saídas de ar e entradas USB também para os ocupantes do banco traseiro, rodas de aro 16 ou 17, seletor de perfil de condução (normal, ecológico, esportivo ou individual), detector de fadiga, controles de tração e de estabilidade em conjunto com o assistente de partida em rampas, entre outros.
Nos itens opcionais haverá sistema de som Beats, teto solar panorâmico e assistente de estacionamento automático.
Serão oito as opções de cores: branco puro, preto ninja, prata sargas, cinza platinum, vermelho crimson, azul norway e as novas laranja energetic e bronze namibia – haverá também opção de teto na cor preta.
A CONCORRÊNCIA
VW T-CROSS
Preços: não divulgado
Motores: 1.0 turboflex (116/ 128 cv e 20,4 kgfm ) e 1.4 turboflex (150 cv e 25,5 kgfm)
Câmbio: manual ou automático de seis marchas
Dimensões: 4,19 m de comprimento, 2,65 m de entre-eixos, 1,57 m de altura - largura não divulgada.
Porta-malas: 373 l
Preços: R$ 92,5 mil a R$ 108,5 mil
Motores: 1.8 aspirado (140 cv e 17,7 kgfm )
Câmbio: CVT, com sete marchas simuladas
Dimensões: 4,29 m de comprimento, 2,61 m de entre-eixos, 1,58 m de altura e 1,77 m de largura.
Porta-malas: 437 l
*Linha 2019 (reestilizada)
Preços: R$ 77,9 mil a R$ 104 mil
Motores: 1.6 aspirado (130 cv e 16,5 kgfm ) e 2.0 aspirado (166 cv e 20,5 kgfm)
Câmbio: manual ou automática de seis marchas
Dimensões: 4,27 m de comprimento, 2,59 m de entre-eixos, 1,63 m de altura e 1,78 m de largura.
Porta-malas: 431 l
Preços: R$ 78,5 mil a R$ 137 mil
Motores: 1.8 aspirado (139 cv e 19,2 kgfm ) e 2.0 turbodiesel (170 cv e 35,7 kgfm)
Câmbio: manual de cinco marchas e automática de seis e nove marchas
Dimensões: 4,23 m de comprimento, 2,57 m de entre-eixos, 1,67 m de altura e 1,80 m de largura.
Porta-malas: 320 l
*Linha 2019 (reestilizada)
Preços: R$ 74 mil a R$ 102 mil
Motores: 1.6 aspirado (114 cv e 15,5 kgfm )
Câmbio: manual de cinco marchas e CVT
Dimensões: 4,29 m de comprimento, 2,61 m de entre-eixos, 1,59 m de altura e 1,76 m de largura.
Porta-malas: 432 l
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