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A velha fórmula do mercado automotivo de baixar o preço para alavancar as vendas é usada com frequência quando a procura pelo produto está abaixo da projetada pelas marcas.

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Principalmente se é uma novidade, como no caso do Volkswagen T-Cross, que chegou às concessionárias em março com a expectativa de que brigaria pela liderança do segmento de utilitários compactos.

Após cinco meses o modelo ainda não decolou na preferência do consumidor e por isso a Volks resolveu lançar em julho uma campanha promocional que contempla as versões intermediárias 1.0 200 e 200 Comfortline TSI, ambas com câmbio automático.

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São quase R$ 6 mil de desconto sobre o valor de tabela, considerando bônus de fábrica e também da concessionária, que tem aberto mão de 2% a 3% da margem de lucro para fechar a negociação com o cliente, segundo algumas lojas pesquisadas pela reportagem.

O T-Cross é o lançamento mais importante da Volkswagen nos últimos anos. Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo.

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No site oficial da Volkswagen, o T-Cross 1.0 200 TSI está à venda por R$ 84.490, ou R$ 5 mil abaixo dos R$ 89.490 no lançamento do carro. Mas é possível sair da loja pagando R$ 89.000, ou até menos, dependendo da negociação, afirmou o vendedor de uma concessionária, que preferiu não se identificar.

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Já o 1.0 Confortline TSI não consta na lista de promoções do site da VW, porém a configuração é vendida com até R$ 6 mil de redução no preço. Ou seja, de R$ 99.990 cai para R$ 93.990 com os bônus de fábrica e da loja.

A fabricante ainda concede as três primeiras revisões gratuitamente (durante 36 meses após a compra ou até os 30 mil km, o que ocorrer primeiro), já oferecido desde o lançamento.

Foto: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo

Curiosamente a soma de emplacamentos das duas versões é inferior ao do topo de linha 1.4 Highline TSI, que custa bem mais, partindo de R$ 109.990. Com o pacote Tech & Beats, que adiciona faróis full led, assistente automático de estacionamento e som Beats, a tabela salta para R$ 115.909. E com esse pacote, chega a ter fila de espera em algumas lojas.

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Também é difícil encontrar o 1.4 Highline sem o pacote Innovation, que inclui por R$ 4 mil o quadro de instrumentos 100% digital, a central Discover media e o seletor de modos de condução.

A procura maior pelo painel digital (Active Info Display, de 10,3") fez a Volks incluir o equipamento como item opcional para a Comfortline dentro do pacote Exclusive II e Interactive, que adiciona ainda a partida e abertura de portas com chave presencial, seletor de modo de condução, central multimídia com tela de 8" e retrovisores externos com rebatimento elétrico.  Estará disponível a partir da segunda metade de agosto.

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Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Painel de instrumentos 100% digital. Foto: Volkswagen/ Divulgação
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Ainda longe do pódio

De março a junho, o T-Cross emplacou 7.967 unidades. Maio foi o melhor mês, com 3.003 exemplares, enquanto fechou junho com 2.918 - em ambos foi o sexto SUV compacto mais comercializado no país, à frente do Ford EcoSport e Chevrolet Tracker e travando uma briga acirrada com Duster e Captur, da Renault.

Contudo, a distância para o pódio ainda é grande. No mês passado, o Jeep Renegade fez 5,9 mil, o Nissan Kicks, 4,7 mil e o Hyundai Creta, 4,6 mil - os três modelos mais vendidos em 2019.

A expectativa da Volkswagen era de que as três versões com motor 1.0 representasse 75% das vendas dp T-Cross. Só que, atualmente, significa menos da metade. O desconto é válido até 31 de julho, contudo esse tipo de promoção costuma ser prorrogado.

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