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O veterano Gol é o modelo mais vendido da Volkswagen no Brasil. Foto: VW/ Divulgação
O veterano Gol é o modelo mais vendido da Volkswagen no Brasil. Foto: VW/ Divulgação| Foto:

Os números de vendas do primeiro trimestre no mercado brasileiro já começam a desenhar como será o duelo entre as montadoras em 2019.

A Chevrolet continua soberana com os sucessos de Onix e Prisma, enquanto a Volkswagen mostra que deverá incomodar a rival norte-americana em breve pelo topo do ranking geral.

A empresa alemã ganhará um bom aporte nas vendas com o estreante T-Cross e os futuros SUV médio-compacto Tarek e picape intermediária Tarok, previstos para 2020.

No duelo com a Fiat pela vice-liderança, a VW aparece na frente em 2019, abrindo uma vantagem de 4 mil carros, sendo que só no mês passado a diferença pró fabricante alemã foi de 5 mil unidades. Gol e Polo puxaram essa alta de 12,6% no entre fevereiro em março.

A fabricante italiana, por sua vez, amargou uma queda de 16,6% nas vendas em março, comparado ao mês anterior.

A Renault vem colhendo frutos com a performance do subcompacto Kwid, atualmente o quinto modelo mais comercializado no país.

Foto: Renault/ Divulgação
Foto: Renault/ Divulgação

Só em março foram 20,03% de crescimento nas vendas, a terceira maior entre as marcas - atrás apenas de Nissan e BMW. Reflexo da redução no preço de tabela em quase toda a gama, com valores que alcançaram até R$ 14 mil de queda.

Com isso, a marca francesa vem se firmando como a quarta força do mercado, deixando para trás Ford, Toyota e Hyundai.

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A alta procura pelo Renegade - é o SUV mais vendido no momento - e a boa performance do Compass fizeram a Jeep ultrapassar a Honda nas vendas de março e não deixaram a Nissan encostar no acumulado do ano. Um em cada quatro SUVs vendidos hoje no Brasil é da Jeep.

Foto: Fiat/ Divulgação
Foto: Fiat/ Divulgação

A marca norte-americana duela diretamente com as japonesas no volume de vendas, com participação de mercado na casa dos 5%.

A Honda apresentou a maior retração entre as marcas que figuram no Top 10 em março, comparado ao mesmo período de 2018. Foram 22,4% a menos de carros vendidos neste ano - Ford (-16,8%) e Hyundai (-8,6%) foram as outras do grupo que também tiveram saldo negativo.

As vendas totais de veículos novos de passeio e comerciais leves em março avançaram em 5,11% em relação a fevereiro, pelos dados da Fenabrave (federação que reúne os concessionários do país). O mercado registrou 199.550 emplacamentos contra 189.850.

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Já considerando março de 2018, houve um ligeiro recuo de 0,25%, com 200.101 unidades licenciadas

MarcaTotal 2019PARTMAR19 (A)FEV19 (B)VARIAÇÃO (A/B)
1. Chevrolet106.40918,35%36.32933.8697,26%
2. Volkswagen82.98114,31%29.09225.83512,61%
3. Fiat78.82113,59%23.94028.726-16,66%
4. Renault51.2838,84%19.06015.87920,03%
5. Ford48.0418,28%16.273 15.522 4,84%
6. Toyota47.2988,15%16.67314.21917,26%
7. Hyundai44.6517,70%15.95415.1075,61%
8. Honda 31.5965,45%10.50011.202-6,35%
9. Jeep28.6804,94%10.6779.09317,42%
10. Nissan22.2943,84%8.6317.16020,54%
11. Citroën6.5771,13%1.9992.504-20,17%
12. Mitsubishi5.246 1.7181.895-9,34%
13. Peugeot5.1060,88%1.5221.838-17,19%
14. Chery3.7240,64%1.4141.3127,77%
15. Mercedes-Benz3.1560,64%1.0661.0085,75%
16. BMW2.4560,42%95479320,30%
17. Kia2.3120,40%712717-0,98%
18. Audi1.9060,33%5795603,39%
19. Volvo1.6620,29%6065716,13%
20. Land Rover1.3510,23%4704387,31%

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INDENIZAÇÃO PARA FIAT TIPO INCENDIADO Se você não teve um Fiat Tipo, pelo menos deve ter ouvido a história de que o modelo pegava fogo espontaneamente. Vários casos foram relatados e vídeos com o hatch em chamas invadiram a internet. A maioria dos episódios ocorreu em meados da década de 1990, quando o carro chegou importado ao Brasil na versão 1.6. Em 1996 foi movida uma ação civil pública contra a montadora pelos proprietários das unidades incendiadas. E, 23 anos depois, a Justiça decide em caráter definitivo que as vítimas deverão ser indenizadas. A Fiat já se pronunciou afirmando que irá cumprir as determinações judiciais. O valor da indenização pode chegar a R$ 500 mil, considerando o preço original do Tipo 1.6 zero km à época (cerca de R$ 18 mil) e somadas a correção da inflação e a incidência de 1% de juro ao mês. O montante pode até aumentar com uma eventual reparação por danos morais, além do ressarcimento por prejuízo a terceiros devido ao incêndio. A combustão ocorria por que uma das mangueiras de alta pressão que conduzia o fluido hidráulico da direção estourava e derramava o fluido (altamente inflamável) sobre o coletor de escape do motor, causando incêndios repentinos. Confira mais detalhes do caso clicando no endereço do Auto da Gazeta do Povo que está na bio ⬆⬆. #fiattipo #justica #hatch #fogo #incendio #indenizacao #carros #automoveis #gazetadopovo

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