O conceito T-Cross Breeze foi revelado no Salão de Genebra do ano passado. Servirá de inspiração para o futuro crossover compacto da marca.| Foto:

Volkswagen confirmou para 2018 a produção nacional do crossover T-Cross. E o local já está definido: a fábrica de São Bernado do Campo, no ABC Paulista.

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O inédito modelo será feito sobre a uma variante menor da multiplataforma MQB, chamada de MQB A0, a mesma do novo Polo e do Virtus. Ou seja, a Volkswagen concentrará a sua produção baseada no MQB A0 na planta de São Paulo.

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T-Cross é inspirado no conceito T-Cross Breeze, que foi apresentado no Salão de Genebra (Suíça) em 2016. Flagras publicados pelo site britânico AutoExpress confirmam isso, apesar da camuflagem pesada. 

 

Na verdade é a versão crossover do novo Polo, que será fabricado no Brasil a partir de setembro também em São Bernardo do Campo (SP). 

O novo produto terá um visual bem esportivo, dificultando até que as pessoas o identifiquem como um Volkswagen. Além disso, deve manter o nome T-Cross, seguindo a política da marca em batizar seus utilitárioscrossovers com nome que começam com a letra ‘T’. 

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O futuro modelo se posicionará abaixo do T-Roc, outro utilitário que será lançado pela marca em 2018 e que substituirá a linha atual do Tiguan vendida no Brasil -  a nova geração doTiguan desembarca no Brasil em breve apenas na opção de sete lugares (AllSpace)

Ele irá encarar os líderes do segmento Honda HR-VJeep Compass, além do Hyundai CretaNissan KicksJeep Renegade, novo  Ford EcoSport , entre outros do badalado segmento. 

SUV compacto já rodas em testes pela Europa todo camuflado. 

Motorização do Golf

Em Genebra o T-Cross Breeze vinha equipado com o motor 1.0 turbo, o mesmo já utilizado pelo up! TSI, só que recalibrado para gerar 110 cv. 

A expectativa é de que a Volkswagen siga a mesma tendência vista no Golf, com três opções de propulsores: 1.6 16V MSI, de 120 cv, nas configurações de entrada; 1.0 turbo, de 125 cv nas intermediárias; e 1.4 turbo, de 150 cv, para as versões topo de linha. 

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Certo mesmo é que o T-Cross nacional será mais simples e com menos equipamentos do que o vendido na Europa, bem como ocorrerá com o novo Polo brasileiro em relação ao europeu. 

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Por lá, o crossover contará com o câmbio automatizado DSG de dupla embreagem, enquanto por aqui possivelmente adotará a versão Tiptronic, mais antiga, tal qual fez com o Golf nacional.

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