A Volkswagen confirmou para 2018 a produção nacional do crossover T-Cross. E o local já está definido: a fábrica de São Bernado do Campo, no ABC Paulista.
O inédito modelo será feito sobre a uma variante menor da multiplataforma MQB, chamada de MQB A0, a mesma do novo Polo e do Virtus. Ou seja, a Volkswagen concentrará a sua produção baseada no MQB A0 na planta de São Paulo.
LEIA MAIS: Volkswagen divulga imagens oficiais do novo Polo; estreia será nesta sexta (16)
O T-Cross é inspirado no conceito T-Cross Breeze, que foi apresentado no Salão de Genebra (Suíça) em 2016. Flagras publicados pelo site britânico AutoExpress confirmam isso, apesar da camuflagem pesada.
Na verdade é a versão crossover do novo Polo, que será fabricado no Brasil a partir de setembro também em São Bernardo do Campo (SP).
O novo produto terá um visual bem esportivo, dificultando até que as pessoas o identifiquem como um Volkswagen. Além disso, deve manter o nome T-Cross, seguindo a política da marca em batizar seus utilitários/ crossovers com nome que começam com a letra ‘T’.
LEIA MAIS: Picape, perua, Rolls-Royce...Veja dez variações quase desconhecidas do Fusca
O futuro modelo se posicionará abaixo do T-Roc, outro utilitário que será lançado pela marca em 2018 e que substituirá a linha atual do Tiguan vendida no Brasil - a nova geração doTiguan desembarca no Brasil em breve apenas na opção de sete lugares (AllSpace).
Ele irá encarar os líderes do segmento Honda HR-V e Jeep Compass, além do Hyundai Creta, Nissan Kicks, Jeep Renegade, novo Ford EcoSport , entre outros do badalado segmento.
Motorização do Golf
Em Genebra o T-Cross Breeze vinha equipado com o motor 1.0 turbo, o mesmo já utilizado pelo up! TSI, só que recalibrado para gerar 110 cv.
A expectativa é de que a Volkswagen siga a mesma tendência vista no Golf, com três opções de propulsores: 1.6 16V MSI, de 120 cv, nas configurações de entrada; 1.0 turbo, de 125 cv nas intermediárias; e 1.4 turbo, de 150 cv, para as versões topo de linha.
Certo mesmo é que o T-Cross nacional será mais simples e com menos equipamentos do que o vendido na Europa, bem como ocorrerá com o novo Polo brasileiro em relação ao europeu.
LEIA MAIS: Nova lei obriga luz diurna de série e proíbe a troca de lâmpadas; saiba quando
Por lá, o crossover contará com o câmbio automatizado DSG de dupla embreagem, enquanto por aqui possivelmente adotará a versão Tiptronic, mais antiga, tal qual fez com o Golf nacional.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast