Saiba mais
* Na região Sul, a caravana passará ainda por seis cidades catarinenses Blumenau, Brusque, Gaspar, Itajaí, Joinville e São José e três gaúchas Pelotas, Porto Alegre e Rio Grande.
* Durante o evento também será distribuída a nova publicação da marca voltada ao negócio de ônibus: a revista Mundo Volksbus, destinada a frotistas, transportadores autônomos, cooperativas, revendedores autorizados, fabricantes de autopeças e encarroçadores.
São Paulo A Volkswagen Caminhões e Ônibus dá a largada amanhã, em Resende (RJ), sede da fábrica, ao seu mais grandioso projeto de expansão no mercado brasileiro: o Rota Volksbus. Trata-se de duas caravanas formadas por dez ônibus, uma seguindo para o norte e outra para o sul do país, que irão percorrer 52 cidades em 22 estados num período de seis meses. O objetivo é realizar 270 apresentações a clientes e a frotistas potenciais, afim de capitalizar novas oportunidades de negócios e fidelizar consumidores da marca.
Com a iniciativa, a montadora espera no próximo ano saltar dos atuais 25,5% para 35% de participação mercado doméstico de ônibus, diminuindo assim a distância para a líder Mercedes-Benz, que fechou 2006 com 53,4% da fatia em vendas.
A odisséia passará por quatro cidades paranaenses Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel , permanecendo dois dias em cada município. Neste período, equipes visitarão concessionárias e empresas de grandes frotistas. Também será oferecido test-drive com os veículos da caravana, todos chassis da recém-lançada linha 2007 da VW, encarroçados pelas principais empresas do país, entre elas a Mascarello, de Cascavel. Destaque para o lançamento de dois novos ônibus com motor eletrônico MWM e chassis diferenciados. Um deles traz o sistema que impede a saída do veículo com as portas abertas.
As caravanas contarão ainda com a presença de dois ônibus-show especialmente desenvolvidos para receber frotistas em apresentações de vídeo e palestras. Montados sobre chassis VW 18.320 EOT com carrocerias Irizar Century e Marcopolo Paradiso 1200, tratam-se de verdadeiras salas itinerantes com bancos em couro, layout em forma de auditório e a mais avançada tecnologia em som e imagem, fornecida pela Blaupunkt. A Michelin cederá os pneus de todos os veículos, além de oferecer assistência técnica e apoio às demonstrações.
Expansão
O megaempreendimento chega num dos melhores momentos da Volkswagen Caminhões e Ônibus e do próprio mercado. As vendas internas de ônibus atingiram recordes históricos em março: 2.836 chassis comercializados, 41,9% superior ao registrado em igual mês de 2006 segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Números que fazem do Brasil o segundo maior produtor do mundo, atrás apenas da China. A produção anual de 35 mil unidades supera a de fabricantes tradicionais como os Estados Unidos. Já a VW vendeu 4.924 ônibus em 2006, 40% a mais em relação a 2005.
Serviço: Mais informações pelo site (www.rotavolksbus.com.br).
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast