A Volkswagen oficializou nesta sexta-feira (22) o lançamento do Golf nacional para fevereiro e com preços a partir de R$ 74.590. O valor de entrada é da versão Comfortline 1.6 MSI Flex. Na linha atual, importada do México, o modelo é tabelado em R$ 76.790 com o bloco 1.4 TSI, porém a marca está concedendo bônus de R$ 6 mil para todas as versões.
Produzido em São José dos Pinhais, a sétima geração do hatch virá disponível em cinco versões. Além da Comfortline 1.6 manual, há ainda a Comfortline 1.6 automática (R$ 79.990), Highline 1.4 TSI Flex manual (R$ 91.290), Highline 1.4 automática (R$ 96.690) e GTI 2.0 TSI (R$ 117.690).
ENKONTRA.COM VEÍCULOS: novo Golf com preços a partir de R$ 62.900.
Com exceção da configuração topo de linha, as demais receberam modificações para ganhar a cidadania brasileira. Para as duas versões mais baratas, o motor turbo 1.4 TSI, de 140 cv, deu lugar ao aspirado 1.6 MSI, de 120 cv - o mesmo que equipa o Fox Highline -, associado a transmissão manual de 5 velocidades ou automática de 6 marchas (conversor de torque), que tomou o lugar da automática de dupla embreagem (DSG).
Quanto custa?
Preços de tabela do Golf brasileiro:
Versão | Linha 2016 | *Importado |
Comfortline 1.6 MSI | R$ 74.590 | era R$ 76.790 com 1.4 TSI |
Comfortline 1.6 MSI automático | R$ 79.990 | era R$ 83.290 com 1.4 TSI e DSG |
Highline 1.4 TSI Flex | R$ 91.290 | era R$ 85.790, a gasolina |
Highline 1.4 TSI Flex automático | R$ 96.690 | era R$ 92.290, a gasolina e DSG |
GTI 2.0 TSI DSG | R$ 117.690 | era R$ 114.990 |
*A Volkswagen concede desconto de R$ 6 mil em cima da tabela para as unidades vindas do México ainda disponíveis nas concessionárias. |
Segundo a fabricante, o novo propulsor 1.6 faz o hatch ir de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos (manual) e 11,6 segundos (automático), entregando e 16,8 kgfm de torque a 4 mil giros. A velocidade máxima é de 188 km/h. Um desempenho inferior ao 1.4 TSI, que faz a mesma aceleração em 8,4 s, com torque de até 25,5 kgfm disponível já a 1.500 rpm e 212 km/h de máxima.
O QUE ELE TRAZ: Confira os itens de série e os opcionais.
Já o acabamento Highline mantém a bloco 1.4 TSI, no entanto, ele vira bicombustível, subindo a potência para 150 cv no etanol (ganho de 10 cv em relação a gasolina). A modificação no câmbio é a mesma do Comfortline.
A suspensão traseira de ambas abandona o sistema multlink e passa a ser interdependente com eixo de torção. As alterações são similares às do Audi A3 Sedan, que também é produzido no Paraná desde outubro do ano passado.
A versão de entrada ganhou melhorias na central multimídia, com tela de 6,5” ante 5,8” do modelo importado, e tem mais opcionais, como ar-condicionado digital de duas zonas e banco revestido em couro.
No GTI, as novidades são o novo design nas rodas diamantadas de 18” e um sistema de som da marca Fender. A versão esportiva é empurrada pelo motor 2.0 TSI a gasolina, de 220 cv e 35,7 kgfm dce torque a 1.500 rpm. Ela atinge 100 km/h em 7,2 s e a velocidade máxima de 237 km/h.
O que ele trará
Confira os itens de série e os pacotes opcionais do Golf feito no Paraná:
Comfortline 1.6 MSI - 120 CV
Manual e automático
Direção elétrica; sete airbags; alerta de perda de pressão dos pneus; ar-condicionado manual; volante em couro com ajuste de altura e profundidade; roda de liga leve aro 16; vidros elétricos; controles de tração e de estabilidade; computador de bordo; retrovisores com luzes indicadoras de direção e função ‘tilt down’; faróis de neblina; Isofix para fixação de cadeira infantil; assistência de subida (hill assist); gaveta sob o banco do motorista; porta-luvas refrigerado; rodas de liga 16”; sensor de estacionamento traseiro e dianteiro; multimídia com tela de 6,5 e sensor de aproximação, bluetooth, entrada para SD-Card, USB, auxiliar e 8 alto-falantes; bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS); e sistema de frenagem automática pós-colisão (aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida).
Opcional
Pacote Elegance: sensores de chuva e crepuscular com função ‘coming & leaving home (faróis acesos por alguns segundos após travar ou destravar o carro com a ignição desligada); espelho retrovisor interno antiofuscante; piloto automático; volante multifuncional com paddles shift (borboletas para a troca manual de marcha); e rodas de liga 17”.
Pacote Exclusive: pacote Elegance + Discover Media, que agrega no multimídia comando de voz, entrada para 2 SD-Cards e sistema de navegação, além do AppConnect (sistema da Volks que possibilita fazer ou responder chamadas, enviar mensagens por comando de voz, checar agenda, acessar aplicativos, como o Spotify, entre outros) e do Map Care (atualização gratuita dos mapas para o GPS).
Pacote Comfort: adiciona ar-condicionado digital de duas zonas e bancos em couro.
Pacote roda 17” e Pacote teto solar elétrico.
Highline 1.4 TSI - 150 cv
Manual e automático
Acrescenta em relação ao Comfortline: ar digital de duas zonas; bancos e revestimento interno em couro; piloto automático; grade do radiador preta com aplique cromado; sensores de chuva e crepuscular com função ‘coming & leaving home’; lanterna traseira com iluminação em led; sistema start-stop; e volante multifuncional com paddles shift.
Opcional
Pacote Elegance: igual seletor de condução ‘Mode’ (Normal; esporte; eco e individual); Discover Media, com AppConnect e Map Care; e sistema Kessy (acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor).
Pacote Exclusive: Elegance + faróis bixenônio com luz diurna em led, regulagem dinâmica de altura e luz de conversão dinâmica; ndicador do nível da água do lavador; e sistema FLA (assistente de luz para farol alto, que baixo o facho automaticamente ao cruzar um veículo em sentido contrário).
Pacote Premium: Exclusive + ACC (controle adaptativo de distância e velocidade ao trânsito à frente, com função de frenagem de emergência city emergency brake e e sistema de monitoramento frontal front assist); banco do motorista com ajuste elétrico; detector de fadiga; sistema pro-active (Proteção proativa dos passageiros); Park assist 2.0 (estacionamento automático) com câmera traseira; Discover Pro, com DVD, tela sensível ao toque de 8.0”, AppConnect, comando de voz, sensor de aproximação, bluetooth, entrada para 2 SD-Cards, USB + auxiliar com interface HD interno de 60 GB (compartilhado) e sistema de navegação.
Pacote roda de liga 17”
Pacote teto solar elétrico
Pacote ACC Assist: ACC (controle adaptativo de distância e velocidade, com função de frenagem de emergência, city emergency brake e sistema de monitoramento frontal front assist).
GTi DSG 2.0 TSI - 220 cv
Adiciona Direção eletromecânica progressiva; aerofólio traseiro ‘Design GTI’; faróis de neblina com iluminação em led; grade do radiador com estrutura em colmeia e apliques em vermelho ‘Design GTI’; pedais do freio e acelerador com aplique em alumínio ‘Design GTI’; rodas de liga leve aro 17”; soleira das portas com aplique em alumínio e iluminação em vermelho com ajuste de intensidade; e spoiler lateral ‘Design GTI’.
Opcional
Pacote Exclusive: seletor de condução ’Mode’ (Normal; esporte; eco e individual); Discover Media, com AppConnect e Map Care; e sistema Kessy (acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor); sistema kessy; faróis bixenônio com luz diurna em led, regulagem dinâmica de altura e luz de conversão dinâmica; indicador do nível da água do lavador; sistema FLA (assistente de luz para farol alto); e ACC (controle adaptativo de distância e velocidade, com função de frenagem de emergência city emergency brake e e sistema de monitoramento frontal front assist).
Pacote Premium: Exclusive + detector de fadiga; sistema pro-active; park assist 2.0 com câmera traseira; discover media pro e sistema de som premium.
Pacote Sport: rodas de liga aro 18”; bancos e revestimento interno em couro; e assento do motorista com ajuste elétrico.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião