A Volkswagen está colocando no mercado o Fox BlueMotion 2014, com motor 1.0 de três cilindros, o mais econômico da marca no Brasil. O modelo é o primeiro no país com essa motorização e tem tudo para ser um sucesso de vendas. O propulsor tem potência de 75 cavalos, quando abastecido com gasolina, e de 82 cavalos com etanol. Os torques máximos são de, respectivamente, 9,7 kgfm e 10,4 kgfm e ocorrem a partir de 3.000 rpm. Ao volante, a sensação é de que se está conduzindo um carro com motor mais potente.
Segundo dados da montadora, o ganho é de 17% no consumo energético em comparação com o Fox 1.0 que já estava nas concessionárias. De acordo com os parâmetros do Inmetro, o Fox BlueMotion faz 13,4 km/l com gasolina (urbano e estrada) e 9,3 km/l com etanol.
O novo motor de três cilindros é 24 quilos mais leve graças a uma série de alterações feitas pela Volkswagen. E entre outras coisas, colaboram para a redução do consumo a grade dianteira com função aerodinâmica, o aerofólio traseiro e os pneus com baixa resistência ao rolamento, os chamados pneus verdes.
Quem quiser levar para casa o modelo mais econômica vai desembolsar R$ 750 a mais. O Fox BlueMotion custa R$ 32.590 (duas portas) e R$ 34.090 (4 portas).
* A jornalista viajou a Campinas (SP) a convite da Volkswagen
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast