A Volkswagen está celebrando os 60 anos do início da produção do Fusca. A primeira unidade do lendário carro deixou a planta de Wolfsburg (Alemanha), no fim de dezembro, quando a Europa celebrava o fim da Segunda Guerra Mundial que durou de 1939 a 1945.
Embora a produção do Fusca tenha começado apenas em 1945, seu projeto começou em 1934, quando Ferdinand Porsche assinou o contrato para o desenvolvimento do "carro do povo" (Volkswagen, em alemão). O projeto foi financiado por Adolf Hitler, que pretendia usar o Fusca como um "objeto de representação perante as demais nações". A planta de Wolfsburg, que viabilizaria o projeto, foi inaugurada em 1938. Entretanto, a Segunda Guerra Mundial atrapalhou os planos de produção em série do modelo. O início da fabricação do veículo, no fim de dezembro de 1945, marcou também o nascimento efetivo da Volkswagen como fabricante de automóveis. Oito anos depois, em 1955, o modelo já era um grande sucesso, atingindo a marca de 1 milhão de unidades produzidas.
Aqui, a primeira unidade foi vendida em 1950, importada da Alemanha pela Brasmotor. O primeiro Fusca "made in Brazil" saiu da linha de montagem em São Bernardo do Campo (SP), em 1959, ano em que foram vendidas 8.406 unidades. A produção brasileira parou em 1986, principalmente pela defasagem tecnológica do modelo e a boa aceitação do Gol. Segundo a VW, até aquela data, 3,3 milhões de unidades foram produzidas. Entretanto, com incentivo do então presidente da República, Itamar Franco, a empresa retomou a montagem do Fusca em 1993, com o modelo que ficou popularmente conhecido como "Itamar". Em 1996, com 47,7 mil unidades produzidas desde 1993, o Fusca se despediu definitivamente dos brasileiros. Mas a fabricação do lendário modelo ainda foi mantida na planta de Puebla (México).
Em 2003, as constantes quedas nas vendas obrigaram a VW descontinuar a montagem no Beetle também em território mexicano, encerrando a história do carro que é um dos maiores ícones da indústria automobilística global.
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