Desempenho
Motor oferece fôlego de sobra
O motor 2.0 TSI (turbo), que desenvolve 211 cv de potência e 28 kgfm de torque, associado ao câmbio de seis velocidades, com opção de troca sequencial, apresenta fôlego de sobra em qualquer situação. Mas a velocidade máxima foi limitada em 210 km/h . Segundo o fabricante, o sedã chega aos 100 km/h em 7,6 segundos e a perua, em 7,7 s. Os dois têm consumo de 10,5 km/l na cidade e 16,4 km/l na estrada. A suspensão traseira multilink garante conforto e bom desempenho nas curvas.
A Volkswagen está lançando a sétima geração do Passat que chega ao Brasil com novo design e muita tecnologia embarcada. Com motor 2.0 TSI de 211 cavalos de potência e transmissão automática DSG de seis velocidades, o sedã custa a partir de R$ 106,7 mil, enquanto a versão perua (Variant) parte de R$ 113.130.
Apesar de não ter crescido muito em relação a geração anterior, o modelo aparenta ter maior porte, como as linhas horizontais que alongam a lateral. A frente destaca a grade formada por quatro barras transversais e o logo da marca. O grupo óptico ficou bem mais atual, com opção de faróis bixenônio direcionais com luzes de LED. Para calçar as rodas em liga leve de 17 polegadas, foram usados pneus 235/45.
O espaço interno acomoda com conforto os cinco ocupantes. O porta-malas do sedã tem capacidade de 485 litros e o da Variant, 513 litros. O uso de materiais como couro, alumínio escovado, além do relógio analógico, dá um toque de requinte ao interior. O banco do motorista tem comando elétrico do encosto, mas existe a opção de bancos dianteiros com ajustes elétricos de três memórias. Enquanto a Variant traz como opcional teto solar panorâmico, o sedã tem teto solar tradicional. Como opcional, o Passat tem sistema integrado de navegação, que funciona numa tela sensível ao toque que também comanda o sistema de som.
A segurança é ponto forte do carro. Seis air bags, cinto de três pontos, freios ABS, controle de tração e estabilidade, além de um detector de fadiga que emite um alerta sonoro quando o motorista demonstra cansaço (pela mudança no modo de dirigir).
Outro sistema inteligente do Passat é o controle automático de velocidade e distância Adaptative Cruise Control (ACC), que, além de manter constantemente a velocidade estipulada pelo motorista, por meio de sensores mantém a distância de segurança (em três níveis pré-determinados) do veículo da frente. Outros sistemas funcionam junto com o ACC. O Front Assist detecta a aproximação rápida do veículo da frente e prepara o carro para parar, aumentando a pressão do freio e aproximando as pastilhas.
Já a Frenagem Urbana de Emergência, que atua numa velocidade de até 30 km/h, identifica a aproximação de um veículo parado à frente e desacelera o carro, reduzindo os danos do acidente.
Outros sistemas que ajudam a vida do motorista são sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera traseira para auxiliar nas manobras, freio de estacionamento eletrônico, abertura de porta e ignição que exigem apenas a presença das chaves, além de fechamento elétrico da tampa traseira, com altura programável para a Variant. O Park Assist, que estaciona o carro sozinho, deixando para o motorista apenas as funções de acelerar e frear, chega à segunda geração. A novidade é que, além de vagas longitudinais, o sistema estaciona o carro na posição transversal.
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