A Volkswagen confirmou o início da produção de caminhões elétricos no Brasil em meados de 2020, na planta de Resende (RJ). O modelo de estreia será o EV e-Delivery, um veículo para entregas urbanas desenvolvido no país.
O anúncio da montadora foi feito durante o Salão Latino-Americano de Veículo Elétrico, que ocorre até esta quinta-feira (3), em São Paulo.
Apresentado à imprensa há dois anos, ele já vinha sendo testado pela Ambev. Uma unidade do e-Delivery rodou mais de 14 mil quilômetros com a cervejaria, segundo informou André Trintini, engenheiro de Planejamento de Produto da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO).
Caberá também à Ambev fomentar as vendas do modelo no Brasil. A empresa divulgou no ano passado que fez com as suas 20 transportadoras parceiras um acordo de intenção de compra de 1,6 mil caminhões elétricos. A Ambev projeta ter daqui quatro anos pelo menos um terço de sua frota eletrificada.
O e-Delivery surge a partir de uma plataforma modular da Volkswagen que dará origem aos veículos elétricos. Ele é equipado com motor elétrico de 272 cv e 219 kgfm de torque, nas versões de 11 e 14 toneladas.
A marca também revelou uma variante de 4 toneladas, com propulsor de 115 cv e 28,5 kgfm. A linha tem autonomia próxima a 200 km, mas pode ser bem maior considerando o sistema de recuperação de energia por meio dos freios, que realimenta as baterias.
Outro produto feito sobre a nova arquitetura é o Volksbus e-Flex. Ele combina a motorização elétrica, que garante a autonomia de 200 km, a um motor a combustão - 1.4 TSI Flex ou a versão a gás natural 1.4 TGI - que atuará como gerador de energia para as baterias. Com isso, o trajeto percorrido pelo ônibus sem uma nova recarga será bem maior (não anunciado pela VW).
O Volksbus e-Flex ainda está em fase de testes e, desde 2018, quando foi apresentado, melhorou a recuperação de energia em frenagens, alcançado 40% na regeneração.
e-Consórcio fará produção compartilhada
A Volkswagen criou o inédito conceito e-Consórcio para facilitar o acesso à tecnologia elétrica em veículos comerciais. A fabricante alemã investirá R$ 1,5 bilhão no Brasil até 2021, viabilizando desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida das baterias usadas nesses caminhões.
"Nosso time construiu de forma pioneira configurações de tecnologia e de modelo de negócios que vão facilitar a introdução desses veículos elétricos no cenário de transporte mundial", disse Roberto Cortes, CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
O e-Consórcio segue o modelo do Consórcio Modular, criado pela VWCO, no qual sete fornecedores dividem com a montadora a responsabilidade pela montagem dos veículos dentro da fábrica, com aumento da produtividade e dos níveis de qualidade e redução dos custos.
Neste processo, a Siemens, por exemplo, fornecerá infraestrutura, carregadores e energia para clientes; a CATL e Moura farão fornecimento, gerenciamento, distribuição e manutenção das baterias, enquanto Bosch, WEG e Semcon participam do desenvolvimento e fornecimento de componentes para os veículos elétricos.
"A VWCO foi a primeira a apresentar e testar, em condições reais de operação, um caminhão elétrico no Brasil. E agora, anuncia mundialmente a criação do e-Consórcio, somando forças com empresas que são referência para o desenvolvimento da mobilidade elétrica”, comentou Cortes.
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