Quem é fã de carros antigos sabe que os modelos refrigerados a ar da Volkswagen são uns dos mais cobiçados e icônicos do mercado. O Fusca e a Kombi estão aí para provar. A dupla criou uma legião de apaixonados ao redor do mundo.
Um desses aficionados é Normam Gonzalez, de Porto Rico. Ele transformou sua adoração pelos Volks na maior coleção privada de carros da marca alemã de que se tem notícia. São 170 exemplares, a maioria Fuscas, mas há também Karmann-Ghia, ônibus e, é claro, Kombi.
O imponente museu recebeu o nome de VolkyLand e, depois de virar ponto turístico de Yauco, na costa sudoeste da ilha de Porto Rico, no Caribe, foi colocado à venda.
>> “Tabela Fipe no usado”: quase nunca seu carro se encaixa no perfil
Gonzales decidiu se desfazer do seu precioso acervo por não conseguir mais administrar o empreendimento em tempo integral. Com ao peso da idade, ele restringiu as visitações ao local somente aos domingos e até chegou a fechar as portas do 'galpão' por um período no verão passado.
Com a ajuda do avaliador de carros Randy Carlson, que comanda um programa de TV no canal Discovery, a família de Gonzalez fez o inventário da coleção e está negociando os modelos separadamente ou o acervo completo no site Oldbug.com, que pertence a Carlson.
Os modelos estão cotados em dólar americano e variam de US$ 1,5 mil a US$ 85 mil.
"O proprietário da coleção havia comprado alguns carros no meu site no passado. Ele primeiro me contatou para tentar vender toda a coleção de uma só vez, mas isso nunca aconteceu. Finalmente, a decisão foi tomada para vendê-los um por um", disse o apresentador ao site The Drive.
>> Vida curta: 10 carros que deram adeus cedo demais ao mercado
Mesmo com a dificuldade para manter o museu, as instalações estão bem conservadas e impressionam pela quantidade de raridades presentes no local. A área reservadas aos Fuscas, por exemplo, exibe três relíquias da fase do Zwitter, de 1952, com o vidro traseiro bipartido.
Há ainda unidades de Baja Bugs, variante buggy do Besouro, além de duas unidades mexicanas da edição de despedida do modelo, de 2003. Sem contar um sem número de modelos com as customizações mais excêntricas possíveis.
A ala das Kombis conta com uma ambulância 1962 original, um carro de bombeiros e uma versão turquesa com 21 anos - essas últimas de 1964.
>> CNH em queda: custo, crise e nova mobilidade tiram interesse de jovens em dirigir
Também há modelos exóticos, como um New Beetle da década de 2000, que recebeu uma alteração mecânica. O motor foi posicionado na traseira e adaptado para a refrigeração a ar, como ocorria nos Fuscas clássicos.
Tem até um Grumman KubVan, de 1983, modelo que precedeu o caminhão de serviços postais Grumman LLV, usado até hoje nos Estados Unidos.
>> Volks vai levar a concessionária e o test drive até a sua casa
O anúncio no site começou há poucos dias e tanto Carlson quanto a administração da VolkyLand passaram a ser 'perseguidos' por fãs dispostos a montar a garagem de suas vidas.
O alvoroço foi tão grande que o museu encerrou a visitação do público em definitivo e os potenciais compradores estão passando por um processo de seleção antes de ser entrevistados pelo próprio Carlson.
Mas a enorme procura tem uma justificava: não é todo o dia que a maior coleção privada de VW no mundo fica disponível no mercado.
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião