O Carnaval acabou e com ele as férias. E para não "começar" o ano com aborrecimentos, é indispensável fazer a revisão pós-férias no seu automóvel. Assim você não corre o risco de ficar na mão no retorno ao trabalho ou na hora de levar as crianças à escola.
Quem usou o próprio carro na viagem às vezes teve de enfrentar estradas de terra ou mesmo asfaltadas, porém em condições ruins de conservação, além de areia e poças d'água. Situações adversas que podem comprometer certos itens do veículo.
O chefe de oficina da Berko Centro Automotivo, no Hauer, Jefersson Domingos da Silva, diz que a geometria e o balanceamento são imprescindíveis, principalmente se o trajeto foi marcado por muitos solavancos e buracos. "Verificar o sistema de freio também é importante para detectar se não sofreu nenhuma avaria", salienta. O custo médio do serviço é de R$ 45.
Jefersson recomenda ainda olhar os filtros de ar e de cabine, caso o veículo tenha encarado estrada de terra. O gasto sobe para R$ 150 na troca dos componentes.
Conferir o nível de óleo não pode ser esquecido, orienta Diniz de Souza Leite, proprietário da Oficina Estrela, no Campo Santana. "Na praia, o óleo tende a evaporar devido à alta temperatura, mesmo que o veículo tenha ficado parado", explica.
Já os pneus podem apresentar deformações. "O ideal seria fazer um rodízio para uniformizar o desgate ", completa Diniz. E, finalmente, lavar a parte de baixo do veículo para quem rodou no litoral, pois a areia e o sal são altamente corrosivos.
A checagem dos itens acima é válida somente para quem fez a revisão geral antes de viajar. Se não for o seu caso, procure um mecânico de confiança e faça o serviço completo.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast