"Padrão Volvo"
Recheados de segurança e conforto
Apesar de enfatizar o caráter esportivo, a Volvo não esqueceu da segurança, comum nos carros da marca. A R-Design possui o detector de pedestres e ciclistas, por exemplo, que é um dispositivo que percebe a presença de pessoas em risco e agora freia o carro em velocidades de até de 50 km/h. Oferece também sistemas de detecção de ponto cego; de piloto automático adaptativo, que regula a velocidade automaticamente conforme o trânsito à frente; de leitura de placas de sinalização; de assistente de mudança de faixa; de proteção contra impactos laterais; entre outros.
O pacote de equipamentos conta também com direção elétrica; faróis de xenônio adaptativos; sete airbags; sensores de estacionamento traseiro, de chuva e crepuscular; GPS; controles de estabilidade e de tração; e partida sem chave.
Como opcional (R$ 7,1 mil), a novidade é o dispositivo multimídia Sensus Connected Touch, que torna possível navegar na internet, obter informação sobre o trânsito em tempo real, planejar rotas, acessar e-mail e agenda, além de ouvir milhares de estações de rádio online, assistir a filmes no Youtube e acessar redes sociais usando a conexão de internet 3G ou 4G de um modem ou celular. A tela sensível ao toque é de 7 polegadas.
Preços
Tabela para a linha R-Design 2014 da Volvo:
XC60 T5 R-Design - R$ 189.950 XC60 T6 R-Design - R$ 249.950 S60 T5 R-Design - R$ 154.950 S60 T6 R-Design - R$ 205.950 V60 T5 R-Design - R$ 159.950 V60 T6 R-Design - R$ 209.950 V40 T5 R-Design - R$ 138.950
Famosa pelos sistemas de segurança inovadores, a Volvo resolveu valorizar ainda mais a esportividade de seus carros. A marca traz para o Brasil a linha R-Design 2014, que incorpora novos equipamentos e elementos visuais. A série contempla o SUV XC60, a perua V60, o sedã S60 e hatch V40 e foi criada para duelar com as linhas S (Audi), M (BMW) e AMG (Mercedes-Benz).
Por fora, os modelos que levam a assinatura R-Design ganharam novo difusor traseiro, rodas redesenhadas e em diferentes tamanhos (de 18 a 20 polegadas) e saída de escapamento cromada, além das luzes diurnas em LED terem sido reposicionadas.
A linha atualizada se difere ainda pela nova grade frontal na cor preta que substitui a moldura cromada e traz o logotipo da marca maior. Os faróis dianteiros receberam um recorte inspirado nos olhos de lobo, segundo a marca, reforçando a esportividade. Os lavadores de para-brisa, antes visíveis, agora estão camuflados no interior do carro. O retrovisor externo é pintado de prata, recurso também utilizado pela Audi. Aerofólio e saias laterais complementam a personalização externa na R-Design.
O interior é praticamente idêntico ao dos modelos "comuns", exceto pelo predomínio da cor preta em contraste com detalhes em alumínio. O painel digital personalizável, que surgiu no V40, agora equipa também a linha 60. Com ele é possível selecionar três tipos de aparência e configuração. A partida e o freio de mão são acionados por botão e o modelo conta ainda com o sistema start-stop, que desliga e religa o veículo nas paradas no trânsito.
A R-Design oferece duas opções de propulsores. Na versão T5, o bloco 2.0 turbo com injeção direta e quatro cilindros em linha rende 240 cv o V40 passou a usar esta configuração no lugar da antiga T4, de 180 cv. A transmissão, neste caso, é automatizada de dupla embreagem e seis marchas, com opção de trocas manuais na alavanca de câmbio. Com isso, o 0 a 100 km/h baixou de 8s7 da versão convencional para 6s9 do R-Design.
Já a configuração T6 está disponível apenas na linha 60. Os modelos possuem tração integral e motor 3.0 turbo com injeção direta e seis cilindros em linha, capaz de render 304 cv. O caixa é a Geartronic automática de 6 velocidades e agora traz a opção de trocas manuais pelas borboletas atrás do volante. A aceleração de 0 a 100 km/h fica em 5s9 para o S60, 6s0 para o V60 e 6s9 para o XC60.
O novo R-Design deverá ficar com 25% a 35% do número de unidades vendidas do XC60 e do V40. Já os modelos S60 e V60 passam a ser importados apenas na configuração esportiva. As cores disponíveis são vermelha, azul, preta e branca.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast