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A Volvo do Brasil começa a produzir a partir de amanhã, na fábrica de Curitiba, a sua nova linha de caminhões pesados FH e FM. No visual pouca coisa mudou, as alterações mais significativas se concentram no motor e na caixa de transmissão.

Os modelos vêm agora impulsionados por um propulsor de 13 litros, o D13A, que substitui a versão anterior de 12 litros. A curva de potência foi modificada de modo a proporcionar o aumento de torque em baixas rotações. "Houve um ganho considerável na capacidade de vencer subidas e na velocidade média. Cerca de 60% do torque está disponível já em 800 rpm", salienta Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo. As faixas de potência de 400 cv, 440 cv, 480 e 520 cv – essa última é a maior em produção no mercado brasileiro – se juntaram as 380 cv, 420 e 460 cv já existentes.

O aumento de torque em baixas rotações possibilita, ainda, menos mudanças de marcha. "O resultado é uma performance melhor e uma condução mais econômica", aponta Sérgio Gomes, gerente de planejamento estratégico da Volvo. Estudos de engenharia da empresa mostram que os novos caminhões são de 3% a 5% mais econômicos em relação a linha anterior.

Os novos FH passaram a ter também a opção da caixa de transmissão eletrônica I-Shift, com capacidade para até 60 toneladas. O mecanismo é ideal para bitrens que transportam grãos ou combustíveis.

"Significa maior conforto para o motorista, que percorre longos trechos sem precisar trocar as marchas, mais produtividade e menos manutenção para o transportador", destaca Bernardo Fedalto, gerente da linha "H".

O modelo traz ainda freio motor VEB (Volvo Engine Brake), que pula do antigo 390 cv de série para 410 cv, permitindo descidas mais seguras em velocidades mais elevadas. Há como opcional a versão VEB500, 28% a mais de potência em relação a versão anterior.

Externamente, a alteração mais perceptível está na cor. O amarelo metálico passa a ser o tom oficial das famílias FH e FM. No interior, melhorias que privilegiam o conforto ao motorista como novos formatos de espuma e densidade dos bancos e cama, além das novas luzes internas, na cor vermelha, que garantem mais segurança ao dirigir à noite.

Os novos caminhões Volvo chegam ao mercado com preços 6% superiores à linha anterior, variando de R$ 275 mil (versão 4x2) a R$ 470 mil (8x4).

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