O Brasil ainda está longe de vivenciar a era dos carros autônomos, que estão prestes a chegar ao mercado mundial. Mas alguns dos recursos que liberam o motorista do comando do veículo já estão disponíveis no nível semiautônomo, inclusive no mercado brasileiro.
E o modelo mais em conta a oferecer os comandos que mais se aproximam da tecnologia autônoma estreia no país. A Volvo lança o XC40, eleito o 'Carro do Ano 2018’ na Europa, que promete fazer barulho entre os SUVs compactos premium, representado, principalmente, pela trinca alemã Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA.
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A expectativa da marca é tão grande que ela fala em aumentar suas vendas anuais em 50% com a vinda do seu menor utilitário, saltando de 4 mil para 6 mil unidades/ano (só o XC40 responderia por 2 mil).
O modelo já está disponível em duas versões, com preços variando de R$ 194.950 a R$ 214.950 - R$ 5 mil a mais aos valores pedidos na pré-venda, que foi um sucesso, recebendo cerca de 1 mil reservas, sendo 70 da edição limitada First Edition, que esgotou em 25 horas. Em julho virá uma nova versão de entrada, a T4, por R$ 169.950.
Maior que os rivais
O XC40 é o primeiro carro a ser construído em cima da plataforma CMA (Compact Modular Arquitecture), desenvolvida em parceria com a chinesa Geely, controladora da Volvo. Isso possibilitou o SUV exibir um porte maior do que os rivais diretos. São 4,42 metros de comprimento, sendo 2,70 m de entre-eixos, além de 1,86 m de largura e 1,65 m de altura.
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O modelo é oferecido na motorização 2.0 Drive-E, porém com duas preparações distintas. Na configuração de entrada T4, ela rende 190 cv e 30,0 kgfm, subindo para 255 cv e 35,0 kgfm na T5 Momentum e T5 R-Design, sempre gerenciada pelo câmbio automático de 8 marchas.
O modelo vem também com tração integral. O SUV acelera de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e tem velocidade máxima de 230 km/h.
Com o XC40, a Volvo vai oferecer ao consumidor, pela primeira vez em sua história, três utilitários esportivos globais voltados ao segmento que mais cresce no mundo. Acreditamos que esse modelo será mais um sucesso da marca, pois traz soluções inovadoras e recursos que o posicionam acima de seus concorrentes, dimensões de um verdadeiro SUV, inovações em conectividade, o motor mais potente da categoria e novos sistemas de segurança oferecidos também no XC60 e XC90.
Padrão Volvo de segurança
A novidade segue o DNA da marca sueca, com forte preocupação no quesito segurança. A estrutura é feita com aço de alta e ultra-resistência e traz itens que auxiliam à condução.
Na lista estão frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro, assistente de permanência em faixa, sistemas de alerta ao motorista e que auxilia o condutor com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais de grande porte à frente do carro.
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Outro recurso interessante é o dispositivo que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Ele avisa o motorista distraído que invade a faixa oposta e pode assumir a direção, conduzindo o XC40 automaticamente de volta à sua própria pista. O sistema é ativado entre 65 e 140 km/h.
O dono do XC40 terá à disposição ainda um pacote de condução semi-autônoma, chamada de Pilot Assist, que inclui o controle de cruzeiro adaptativo, capaz de parar totalmente o veículo em congestionamentos e mover o volante em curvas leves a uma velocidade de até 130 km/h.
A tecnologia é de série na configuração mais cara R-Design e opcional (por R$ 5 mil) nas demais. Além de todos esses recursos, o SUV oferece e abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque.
Visual dos irmãos
O XC40 segue o visual dos irmãos maiores, com destaque para os faróis full led, com a assinatura do 'martelo de Thor' (iluminação diurna em formato de 'T’). As luzes são autodirecionais e acompanham o giro do volante.
Na traseira, as lanternas também em led trazem o desenho característico que a identifica os novos SUVs da Volvo, posicionadas no alto. Para realçar o visual descolado e moderno do carro, na versão intermediária há a opção do teto em branco, enquanto que na topo de linha o teto preto é de série.
O interior é sofisticado e com materiais de ótima qualidade, como manda o acabamento no segmento premium. O sistema de entretenimento ao centro do painel se destaca pelo orientação vertical da imensa tela de 9 polegadas, com a experiência touchscreen semelhante a do manuseio de um celular.
As funções do multimídia também podem ser acessadas por comando de voz e ainda há a opção da conexão via celular pelas tecnologias Apple CarPlay e Android Auto. Já o painel de instrumentos digital é personalizável com tela de 12,3".
O carro vem ainda com o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.
Versão PCD
A Volvo oferece as três versões também para o público PcD (pessoas com deficiência), com isenção de R$ 25 mil relativa ao IPI de importação.
Os valores caem para R$ 145.950 no modelo T4, R$ 169.950 no T5 Momentum e R$ 189.950 no T5 R-Design. Há ainda a revisão a preço fixo, que totaliza R$ 10.194 em todas as revisões até 60.000 km.
Itens de série em cada versão
Volvo XC40 T4
R$ 169.950
Direção elétrica; faróis e lanternas full led; luz diurna em led com assinatura ‘martelo de Thor’; faróis de neblina em led; rodas de liga leve aro 18; painel de instrumentos digital personalizável com tela TFT de 12,3”; central multimídia com tela de 9”, conexão Apple CarPlay e Android Auto, comando de voz, bluetooth/ USB e sistema de som de 80W; ar-condicionado digital; sensores de chuva e de estacionamento traseiro; controles de estabilidade e de tração; banco do motorista com ajuste elétrico e memória; frenagem automática de emergência; alertas de mudança de faixa e de tráfego; piloto automático; assistente de partida em rampa e de controle de velocidade em descidas; acabamento interior em couro preto; serviço de concièrge Volvo Call; e barras longitudinais de teto.
R$ 5 mil
Pilot Assist (assistente de condução semiautônoma que inclui permanência em faixa, manutenção de distância para o veículo à frente e leitura de placas).
Volvo XC40 T5 Momentum
+ som de 250W com oito alto-falantes; roda de liga leve aro 19; grade dianteira com pintura cromada; carregador do smartphone por indução; cinco diferentes modos de condução; ar-condicionado de duas zonas; abertura e fechamento das portas e partida sem chave; câmera de ré; opções de teto em branco; interior com quatro opções de acabamento em couro (caramelo, bege, vermelho ou preto); e retrovisores anti-ofuscantes.
R$ 5 mil
Pilot Assist (assistente de condução semiautônoma que inclui permanência em faixa, manutenção de distância para o veículo à frente e leitura de placas).
Volvo XC40 T5 R-Design
+ áudio Harman-Kardon de 600W e 13 alto-falantes; navegador por GPS; sistema de leitura de placas; câmera de 360 graus; teto panorâmico elétrico; banco elétrico para o passageiro; Pilot Assist (assistente de condução semiautônoma que inclui permanência em faixa, manutenção de distância para o veículo à frente e leitura de placas); controle de cruzeiro adaptativo; porta-malas com abertura por gesto; rodas de liga aro 20; teto e retrovisores em preto; borboletas atrás do volante para a troca de marchas; interior com acabamento em couro e nobuck pretos; sensor de estacionamento dianteiro; faróis de neblina em led com luzes direcionais ativas; e volante com aletas para troca de marchas manuais.
Concorrência | Motor Potência/ torque | Preços |
Volvo XC 40 | 2.0 turbo a gasolina 190 cv/ 30,0 kgfm 252 cv/ 35,0 kgfm | R$ 169.950 a R$ 214.950 |
Audi Q3 | 1.4 turboflex 150 cv/ 25,5 kgfm 2.0 turbo a gasolina 180 cv/ 32, 6 kgfm | R$ 153.990 a R$ 193.990 |
Mercedes-Benz GLA | 1.6 turboflex 156 cv/ 25,5 kgfm 2.0 turbo a gasolina 211 cv/ 35,7 kgfm | R$ 158.900 a R$ 232.900 |
BMW X1 | 2.0 turboflex 192 cv/ 28,6 kgfm 231 cv/ 35,7 kgfm | R$ 191.950 a R$ 232.950 |
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