Em vez de colocar o "dummy" (boneco para testes de colisão) dentro do carro, a Volvo criou o Bob, um boneco que atravessa a rua na frente do veículo, com o objetivo de testar o dispositivo de detecção de pedestres na pista, que será a principal novidade do novo sedã S60, previsto para chegar ao mercado mundial em 2010.
O sistema tem radares e câmeras e freia o carro automaticamente na iminência de um atropelamento, mesmo que não haja qualquer reação por parte do motorista. Esse dispositivo é apontado como uma evolução do City Safety, item de série do Volvo XC60 que aciona o freio automaticamente para evitar ou reduzir os efeitos de uma colisão com outro veículo em velocidade até 30 km/h.
"Nossa preocupação é que a nova tecnologia possa ajudar os motoristas a evitar colisões com pedestres em velocidades até 20 km/h. Se o carro estiver mais rápido do que isso, a ideia é reduzir em cerca de 75% a força da colisão", afirma Thomas Broberg, especialista em Segurança da Volvo Cars.
Criado nos anos 1960, o "dummy" evoluiu ao longo dos anos e hoje cada unidade custa cerca de US$ 200 mil. A Volvo tem hoje mais de cem bonecos divididos em 19 tipos diferentes, incluindo o simulador de um bebê de apenas 3 kg.
Denúncia contra Bolsonaro surge em meio à queda recorde de popularidade de Lula
Denúncia da PGR aponta Braga Netto como mobilizador e responsável por financiamento de suposto golpe
Podcast repercute os impactos políticos da denúncia contra Bolsonaro
Moraes derruba sigilo da delação de Cid e notifica citados em denúncia da PGR
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast