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O S60 é grande aposta da Volvo para dobrar seu volume de vendas no Brasil. Em 2010, a marca sueca emplacou 2.500 unidades.
Pioneira
O detector de pedestre é uma tecnologia desenvolvida pela Volvo. Trata-se de uma evolução do sistema de segurança já empregado no SUV XC60. Já o piloto automático adaptativo e o detector de pontos cegos estão presentes em modelos da Audi, BMW e Mercedes-Benz vendidos no Brasil.
Concorrência
O S60 tem como rivais diretos no mercado brasileiro o Audi A4 (R$ 134,9 mil), BMW Série 3 (R$ 134,9 mil) e Mercedes-Benz Classe C (R$ 112 mil). As versões de entrada T4 e T5 darão preços mais competitivos ao S60 quando chegarem na metade do ano.
Volvo On Call
O modelo é equipado com um sistema de emergência o SOS , monitorado em tempo real por GPS, que aciona uma central de atendimento Volvo em caso de disparo dos air bags por colisão mais grave. Por meio de um botão no painel, o condutor também pode falar diretamente com um atendente e solicitar socorro.
Vinhedo - "A partir de 2020 ninguém mais sofrerá um acidente letal em carros da Volvo." A projeção otimista de Anders Norinder, presidente da Volvo Cars América Latina, durante a apresentação da nova geração do S60, na semana passada, dá o tom da tecnologia disponível no mais recente lançamento da marca sueca no Brasil. O sedã de luxo ainda não é 100% seguro, mas dispõe de aparatos que reduzem sensivelmente a gravidade de uma colisão e até podem evitar atropelamentos de pedestres.
Imagine um carro trafegando em baixa velocidade na cidade e, repentinamente, uma pessoa cruza a frente do veículo. O condutor terá de ter uma reação muito rápida para impedir o pior. Mas, e se ele estiver distraído com uma conversa ou uma música? Com o S60, o choque não irá acontecer. Um sistema que detecta qualquer sinal de pessoa ou objeto na pista (City Safety) fará o carro frear sozinho caso o motorista deixe de pisar no pedal de freio a uma velocidade abaixo de 35 km/h. De 35 km/h a 80 km/h, o sistema auxilia a frenagem, reduzindo a velocidade do carro em até 40%.
O mesmo raciocínio se aplica quando o veículo da frente para bruscamente. Aquele batida traseira tão comum nos congestionamentos será evitada, ou, na pior das hipóteses, amenizada. O único problema é o carro que vem logo atrás e não dispõe do mesmo equipamento do S60.
Outro elemento de segurança é o piloto automático adaptativo com alerta de colisão. Com ele, o motorista programa a velocidade máxima desejada e a distância para o carro da frente. Se, por acaso, o automóvel à frente reduzir a velocidade, automaticamente o S60 segue o ritmo dele. Caso o condutor do outro veículo passe a acelerar, o Volvo acompanha até atingir a velocidade programada.
Para desativar o sistema, acionado facilmente por um botão no volante, basta pisar no freio. O recurso é extremamente funcional na estrada, permitindo uma condução tranquila, e também na cidade, uma vez que o sedã freia e arranca nos semáforos ou no para e anda do trânsito sem a ação humana. Ao motorista, resta apenas controlar o volante.
Para complementar a segurança, há um detector de pontos cegos (Blis). Assim, quando se tenta uma ultrapassagem no momento em que outro veículo esteja no ponto, uma luz no espelho retrovisor é acesa, alertando o condutor.
Todos esses recursos estão disponíveis na versão top de linha T6, a primeira a chegar ao Brasil, pelo preço de R$ 169,9 mil. O modelo é empurrado por um motor 3.0 de seis cilindros turbo, que desenvolve 304 cavalos de potência máxima e 44,8 kgfm de torque, combinado a uma transmissão automática de seis marchas e a tração é integral. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e velocidade máxima é controlada eletronicamente a 250 km/h.
Há outras duas configurações do carro que virão ainda neste primeiro semestre: a de entrada T4, com propulsor 1.6 turbo de 180 cv e 32,6 kgfm de torque, e a T5, com bloco 2.0 turbo de 240 cv e 24,5 kgfm de torque. A primeira não oferece os sistemas de seguranças, enquanto o detector de pontos cegos só equipa a T6.
Design mais jovem
Para fugir da estereotipagem de carro "muito certinho", que a Volvo carrega na maioria dos seus modelos, desta vez a marca investiu em um design arrojado e interior esportivamente jovem. O resultado foi um sedã de quatro portas com a traseira que remeta a um cupê. O S60 passa a impressão de um modelo mais descontraído, em linha com o movimento iniciado pelo hatch C30. Porém, no caso do três-volumes, não são os vidros que chamam a atenção no design, mas sim os diversos vincos que harmonizam toda a carroceria.
No interior, destaque para os bancos forrados em couro, o encosto de cabeça, que deixa o modelo mais esportivo, e o painel, que além de bonito é funcional, pois possibilita a visualização clara de todas as funções.
A versão top de linha vem também com direção elétrica, freio de mão eletrônico, partida por botão, rodas de liga leve de 18", gás para vedar furos nos pneus (o S60 não tem estepe), air bags duplo e laterais, Bluetooth, sistema de navegação GPS, teto solar elétrico, sensor de chuva, controle de tração e estabilidade, faróis bixenônio adaptativos e câmeras dianteiras e traseiras, para auxiliar nas manobras. Como opcional, há uma câmera de 180°, que focaliza as laterais do carro, permitindo a o condutor visualizar pontos cegos em esquinas e saídas de garagem.
O jornalista viajou a convite da Volvo Cars.
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