A Volvo apresentou o seu primeiro veículo 100% elétrico. Será uma versão do XC40 e já com o passaporte carimbado para o Brasil. A previsão de estreia em solo nacional é em 2021.
O XC40 Recharge é equipado com motor elétrico, que rende o equivalente a 413 cv e 67,3 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de 8 marchas. Números que o levam de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos, digno de veículos esportivos.
A tração é integral e o SUV compacto pode trafegar até 400 km com uma carga, segundo o WLTP, o novo ciclo global de medições.
De acordo com a fabricante sueca, a bateria leva 40 minutos para alcançar 80% da carga por meio de uma estação de reabastecimento rápido.
Além da nova motorização, o XC40 também virá com uma atualizada central multimídia, que roda o sistema Android, da Google. Ele permite que o motorista execute funções do carro pelos comandos de voz; além de controlar a temperatura do ar-condicionado, definir um destino, tocar músicas e enviar mensagens.
O XC40 é o primeiro modelo da família Recharge, como se chamará a linha de carros elétricos e híbridos da Volvo. Atualmente, cada veículo da marca sueca tem uma variante híbrida, que pode ser carregada na tomada.
A estratégia da fabricante é lançar um modelo 100% elétrico a cada ano e até 2025 disponibilizar a tecnologia em 50% de seus automóveis. Os outros 50% serão de híbridos.
A partir do próximo ano, o site da Volvo dará destaque para os veículos elétricos e híbridos, além de incentivar a compra dos modelos "verdes" com o reembolso dos custos de recargas dos clientes no primeiro ano de uso.
"Sem a necessidade de uma grade (já que precisa de menos fluxo de ar para a refrigeração do motor elétrico), criamos uma frente ainda mais limpa e moderna, enquanto a falta do escapamento faz o mesmo na traseira", disse Robin Page, chefe de Design da Volvo Cars.
Assim, uma grade frontal e coberta na cor da carroceria cria uma identidade visual distinta dos demais modelos. O teto preto contrastante é o padrão para as oito opções de cores da carroceria.
As baterias do SUV ficam acomodadas sob o assoalho e ocupam praticamente toda a base do modelo. A posição mais baixa garante um centro de gravidade melhor para o XC40 elétrico.
Um segundo porta-malas, com capacidade para 30 litros, foi instalado na dianteira do veículo.
No Brasil, os modelos híbridos representam 22% do volume total das vendas da empresa sueca. Em 2020, a meta da Volvo é alcançar 40%, principalmente com lançamentos de novas versões eletrificadas, como o XC40 Plug-in Hybrid, que desembarca ainda no primeiro trimestre.
Ele usará o inédito motor 1.5 turbo com uma unidade elétrica, de 82 cv. Combinados, os propulsores vão entregar 262 cv e 43,3 kgfm. A transmissão será automatizada de dupla embreagem e sete marchas.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião