A Volkswagen revelou em Hannover, na Alemanha, as primeiras imagens oficiais e detalhes da picape média Amarok, que será fabricada na Argentina. O lançamento mundial, marcado inicialmente para 15 de dezembro, irá acontecer em janeiro de 2010, mas os preços ainda não estão definidos.
Esse novo modelo, o quarto da Volkswagen Veículos Comerciais, da Alemanha, tem condições de lutar pelas primeiras posições do segmento que mundialmente representa 2 milhões de unidades. A produção da picape na fábrica de Pacheco, região metropolitana de Buenos Aires, começa neste mês. Em um primeiro momento, a Amarok será lançada na versão cabine dupla de quatro portas. A versão cabine simples chega no primeiro semestre de 2011.
O desenho da Amarok é virtualmente idêntico ao da Robust Concept disfarçada como veículo de busca e salvamento SAR, Search and Rescue , que chegou a ser apresentada na última edição do Salão de São Paulo em outubro de 2008. Ao apresentar o protótipo pela primeira vez, a Volkswagen já adiantou que aquele veículo já representava 95% da futura versão de produção.
Ao contrário das rivais, equipadas com motores turbodiesel de maior capacidade, a picape da Volks virá com um compacto 2 litros, capaz de gerar 163 cv de potência e 40,7 kgfm de torque (força) na configuração mais potente. A partir do segundo semestre de 2010 será oferecida uma variante de menor rendimento, com 122 cv e 34,7 kgfm. Só há uma opção de câmbio, um manual de seis marchas.
A aptidão fora-de-estrada é garantida pela tração integral, que permite optar pela tração traseira ou nas quatro rodas, com direito a marcha reduzida. Mas também será possível optar por uma versão com tração apenas nas rodas posteriores. Além do sistema 4X4, a picape irá contar com outros recursos dos utilitários da marca, como os sistemas Hill Holder, que auxilia nas arrancadas em aclives ao segurar o veículo na ladeira, e de controle de velocidade em descidas. Além de controles eletrônicos de tração e de estabilidade.
Em um primeiro momento a Amarok estará disponível apenas com cabine dupla, mas até o início de 2011 deverá ser lançada a opção com cabine simples. Para os que querem usar o modelo como veículo de carga, a caçamba pode levar até 1.150 kg.
Versões
Serão três versões iniciais. Uma mais despojada, batizada como Base, que não conta com trio elétrico, para-choques na cor da carroceria ou rodas de liga, mas que contará com um preço mais acessível para enfrentar rivais mais desatualizadas como a líder Chevrolet S10 ou a recém reestilizada Ford Ranger.
A Trendline intermediária incorpora ar-condicionado, trio elétrico, para-choques na cor da carroceria, sistema de som com CD- Player e MP3, controle de cruzeiro, computador de bordo e rodas de alumínio. Já a top Highline vem em condições de enfrentar de igual para igual as versões mais caras da Toyota Hilux ou Nissan Frontier, com ar-condicionado automático digital, revestimentos em couro, rodas de liga leve aro 18, entre outros. De início, apenas a versão mais completa será vendida no Brasil.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião