A Volkswagen começa a escrever um novo capítulo na sua história com o início da pré-venda do ID.3, seu primeiro carro puramente elétrico desenvolvido do zero.
A empresa já o considera um dos três produtos de maior relevância da marca em todos os tempos, ao lado de Fusca e Golf - lembrando que hatch médio é o modelo mais vendido da VW no mundo até hoje, superando o próprio besouro - 28 milhões contra 24 milhões.
O número que acompanha o ID.3 faz referência justamente à classificação dada pela marca como o terceiro lançamento revolucionário na trajetória da fabricante alemã.
>> Nova plataforma fará VW Gol nascer de novo e matará up!
A novidade estreia a nova família ID de carros elétricos que promete fazer da montadora a maior no segmento até 2025, com mais de 20 modelos movidos a energia limpa nesta linha.
Na lista estão os já apresentados sob a forma de conceito ID Crozz; ID Vizzion; ID Roomzz e ID Buzz - a Kombi elétrica.
O ID.3 pode ser reservado na Europa com um sinal de 1 mil euros (cerca de R$ 4,4 mil). O preço estimado inicial ficará abaixo dos 30 mil euros (cerca de R$ 132,7 mil), mais em conta que o Nissan Leaf, que por lá parte de 39 mil euros (R$ 172,5 mil), e do Tesla Model 3, que começa em 35 mil euros (R$ 155 mil).
>> VW lançará carro inédito abaixo do T-Cross: “nem parece um Volkswagen”
A edição de lançamento, batizada de 1st (se pronuncia first, em inglês), será limitada a 30 mil unidades e terá preço inferior a 40 mil euros. A produção começa no fim de 2019, com as primeiras entregas até meados de 2020.
A projeção da marca é vender mais de 100 mil unidades do modelo por ano. No futuro, com os outros lançamentos ID, a meta é alcançar 1 milhão de carros elétricos emplacados anualmente.
>> Volks planeja invasão de carros elétricos com o sacrifício de 7 mil empregos
Porte do Golf e autonomia de até 550 km
A Volkswagen não deu muitos detalhes do carro. Apenas informou que o hatch tem o mesmo porte do Golf, mas com espaço interno maior.
Também que serão três variantes do modelo, com baterias de 45 kWh, 58 kWh e 77 kWh, capazes de entregar autonomias entre 330 a 550 km com uma carga, dependendo da versão. O 1st, por exemplo, poderá rodar 420 km sem a necessidade de reabastecer as baterias.
>> VW Jetta de 230 cv tem data de estreia e vestido com visual esportivo
A marca adiantou que já recebeu 10 mil pedidos no período 24 horas após liberar a pré-encomenda - a anúncio ocorreu nesta quarta-feira (8). Apesar do entusiasmo da fabricante alemã, o volume é bem inferior às 276 mil solicitações feitas 48 horas depois de a Tesla abrir a pré-reserva do Model 3, em abril de 2016.
O ID.3 será lançado oficialmente no Salão de Frankfurt em setembro deste ano. Num primeiro momento, estará disponível em 29 países da Europa. Entre eles, os mais visados pela alemã são Noruega, Alemanha, Holanda, França, Reino Unido e Áustria.
“Com o ID.3, estamos começando a partir do centro, o núcleo da marca Volkswagen, onde a maioria dos modelos e o maior volume de vendas podem ser encontrado.”
Jürgen Stackmann, membro da gerência de Vendas da Volkswagen.
>> VolkyLand: maior coleção de Volks está à venda; compre um ou todos os carros
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast