O subcompacto Up!, principal lançamento da Volkswagen no Brasil em 2014, chega às concessionárias em fevereiro. Lançado em 2011 na Europa, ele é o menor modelo da VW por lá e será o automóvel mais barato da marca no mercado nacional: cerca de R$ 25 mil na versão de entrada, batizada de Take Up.
Produzido na fábrica de Taubaté (SP), o carrinho trará sob o capô o mesmo motor 1.0 litro flex, de três cilindros e 12 válvulas, usado no Fox Bluemotion, que nele gera 82 cavalos de potência e 10,4 kgfm de torque. No Brasil, o carro chega para aposentar o Gol geração 4, que foi um dos modelos da VW afetados pela obrigatoriedade da oferta de airbag e freios com ABS, regra que entrou em vigor neste ano.
Durante o processo de nacionalização do Up!, o projeto original sofreu algumas alterações. Por aqui, a peça terá uma chapa de aço na metade inferior, entre as lanternas. Já os vidros das portas traseiras serão corrediços para baixo e não basculantes como na versão europeia.
O Up! brasileiro também é maior que o vendido no Velho Continente. O comprimento cresceu alguns centímetros, assim como a distância entre-eixos. A esticada aumentou o espaço no banco traseiro e no porta-malas. Entre os principais concorrentes do carrinho estão a nova geração do Ford Ka, também com lançamento programado para 2014.
Versões
A versão intermediária se chamará Move Up e virá com acabamento um pouco mais refinado e a adição de travas e vidros elétricos de série, além da chave canivete e alarme. O preço deve partir dos R$ 28 mil. Haverá ainda outra configuração intermediária, um pouco mais cara, que se chamará High Up e trará rodas de liga-leve aro 15" e MP3 player. O preço ficará na casa dos R$ 31 mil.
As versões topo de linha se chamam Black, Red e White. Nelas, os veículos terão direção elétrica, ar-condicionado e acabamento interno igual ao modelo alemão, no qual a cor dos detalhes internos acompanha a da carroceria. Elas custarão entre R$ 35 mil e R$ 37 mil.
Site
A Volkswagen lançou um site para divulgar informações de seus próximos lançamentos. Na capa, o compacto Up! está "às escuras". A página diz "Prepare-se: vem aí o carro que vai deixar a sua vida muito mais divertida" e dá espaço para que os interessados se cadastrem e recebam informações da novidade. A campanha também já começou no Facebook da montadora, com o slogan: "Em 2014, dê um up no seu romance".
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião