Golf mais acessível perdeu faróis de LEDs e os sensores de chuva e iluminação| Foto: Divulgação

Estreia

Sucesso de vendas

O novo Golf, que será produzido na fábrica de São José dos Pinhais a partir do ano que vem, estreou no Brasil com um enorme sucesso nas vendas. Mesmo importado da Alemanha (ainda este ano virá do México), o hatch médio chegou a liderar o segmento no fim de 2013 – este ano, o novo Focus, vindo da Argentina, e com um maior número de versões, reassumiu a ponta. Assim mesmo, o volume de emplacamentos do Volks surpreende: quase 2 mil unidades vendidas nos dois primeiros meses deste ano. Neste número ainda tem sobras de estoque do Golf geração 4, fabricado no país desde 1999, mas que deixou de ser montado no Paraná em dezembro passado.

CARREGANDO :)

Vendas baixas

Eos sai de cena sem deixar sucessor

O Eos sairá do mercado neste ano sem deixar um sucessor. A Volkswagen estaria insatisfeita com os números de vendas do modelo desde que ele foi lançando em 2006. Os altos custos de produção e a queda acentuada nas vendas de conversíveis na Europa também contribuíram para decisão da marca. Derivado do Golf 5, o Eos emplacou apenas 8 mil unidades em 2013. Na Alemanha, o preço do carro começa em 29.450 euros (R$ 93.880).

A Comfortline manteve o motor 1.4 TSI, de 140 cv

A Volkswagen lançou no Brasil a versão Comfortline para o Golf geração 7, o que deixou o hatch um pouco mais em conta. A nova configuração parte de R$ 66.990 no preço de tabela e se junta às opções Highline e GTI, que começam em R$ 70.360 e R$ 98.300, respectivamente.

Publicidade

Para reduzir o valor do carro, a marca teve de enxugar a lista de equipamentos, dispensando nesta versão itens como volante multifuncional, faróis de LEDs, ar automático, sensores de chuva e iluminção e chave inteligente.

O conjunto mecânico, porém, segue o mesmo. A versão de entrada traz motor 1.4 TSI, de 140 cv, e câmbio manual de seis marchas. Há a opção da caixa automática DSG de dupla embreagem, com 7 velocidades, cujo preço sobe para R$ 73.990.

Os recursos de segurança presentes nas demais configurações também permaneceram. São 7 airbags e controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e tração (ASR). Também são equipamentos de série o freio eletromecânico de estacionamento e o sistema start-stop, que desliga o motor automaticamente em paradas curtas.

A lista de itens também contempla ar manual, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e central multimídia com tela de 5,8" (o Highline usa uma tela maior) com conexão via bluetooth e interface para iPod/iPhone.

A VW oferece dois pacotes de opcionais para o Comfortline. O Elegance, que agrega sensores de chuva e crepuscular, controle eletrônico de velocidade, volante com comando de rádio, computador de bordo e borboletas para trocas de marcha (no caso da versão com câmbio DSG). E o Exclusive, que adiciona central multimídia com GPS, comando de voz e sensor de aproximação. Outros itens opcionais para o Golf mais simples são as rodas aro 17" (as originais são aro 16") e teto solar panorâmico.

Publicidade